A Web Summit arrancou e já podemos perceber o que vai marcar as conversas do evento que, este ano, será totalmente online: pandemia, segurança online e as alterações climáticas serão atores principais nos próximos três dias em que a conferência vai receber mais de 104 mil participantes, 679 palestras e cerca de 2700 oradores.
O primeiro dia começou com uma apresentadora portuguesa e... queixas. Assim que Filomena Cautela deu as boas vindas as caixas de comentários no site do evento começaram também a receber de queixas de pessoas que, ou não conseguiam entrar na plataforma online onde estavam a ser transmitida as várias conferências da Web Summit, ou não conseguiam ver o que estava a acontecer, ou não conseguiam ouvir. De qualquer das formas, e apesar de ter sido um tema recorrente ao longo do dia, a verdade é que, de uma forma geral, a transmissão das conferências foi melhorando.
Depois do passa-palavra habitual entre Paddy Cosgrave (cofundador e CEO da Web Summit), o presidente da Câmara de Lisboa Fernando Medina e o primeiro-ministro António Costa, os acontecimentos começaram a desmultiplicar-se. Palestras, sessões de perguntas e respostas, masterclasses, mensagens e conversas entre utilizadores e muitos muitos comentários nas caixas para esse efeito. Não é fácil resumir o dia quando, só nas primeiras 3 horas já se verificavam 15,332 conversas iniciadas por jornalistas, 36,937 iniciadas por startups e 8,558 iniciadas por oradores. Ainda assim, deixamos-vos algumas frases e momentos marcantes:
- “A tecnologia salva vidas”. A frase foi de Ursula Van Der Leyen, presidente da Comissão Europeia, que afirmou ainda que os utilizadores de redes sociais devem ser responsáveis pelos seus próprios dados e ser capazes de os tornar utilizáveis.
- "O luxo da ficção científica é que ela é fantasia - estamos a lidar com a realidade. Estamos a ser muito, muito educados com o que estamos a viver. Estamos no limiar de um abismo; de um desastre.” As palavras são do conhecido (e reconhecido) realizador Ridley Scott, numa conversa com o Secretário de Estado da Transformação Digital, André Aragão Azevedo, e Luís Neves, CEO da Global Enabling Sustainability Initiative (GeSI).
- Franz Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia, elogiou Portugal na sua intervenção, considerando que este se encontra na frente da transição climática.
- Bryan Cranston e Aaron Paul, protagonistas da série Breaking Bad, fizeram cocktails ao vivo, numa clara promoção à marca de mezcal lançada pelos dois: a Dos Hombres.
- O Mingle, nova funcionalidade do evento na qual um algoritmo junta duas pessoas aleatórias com base nos seus interesses durante 3 minutos, foi bastante elogiada por vários utilizadores
- Com o evento a ser realizado online desapareceram os habituais brindes que eram distribuídos... assim como as filas para os mesmos
Comentários