É uma das soluções que permite antecipar o hotel do futuro. Criada pela Xoltar, uma empresa israelita que quer mudar a forma como os hóspedes são recebidos num hotel, trata-se de um assistente virtual que utiliza inteligência artificial para avaliar o estado emocional do hóspede e dar uma resposta em conformidade.

“Nós sabemos o que estás a sentir, conseguimos prevê-lo e antecipá-lo e dar um serviço diferente para diversas disposições e estados de espírito”, é como explica o cofundador da Xoltar Asaf Shiloni.

Isto significa que Nikita, assim se chama este avatar, consegue perceber se está um hóspede está, por exemplo, irritado com uma situação e propor uma abordagem que ajude a melhorar a situação. Pode passar pela sugestão de um serviço no hotel ou se por encaminhar para a recepção, caso avalie que essa é a melhor forma de resolver o problema que causou a insatisfação.

Para "programar" este avatar, uma das premissas importantes foi perceber, segundo Asaf Shiloni, que muitas das questões feitas – mais especificamente 60% – giram em torno de nove perguntas principais. Foi a partir daí que se definiram os parâmetros das respostas que Nikita tem preparadas na funcionalidade de cumprimentar os hóspedes no lobby e responder a um conjunto de perguntas frequentes.

O assistente virtual consegue também recomendar atrações e restaurantes perto do hotel. “Qualquer coisa que possa ser automatizada, conseguimos fazê-lo”, refere o CEO da empresa.

A aplicação da inteligência artificial neste tipo de soluções tem tanto de promissor como de inquietante, mas para Asaf Shiloni é cada vez natural a interação com este tipo de suportes. “As pessoas já não têm medo de falar para o seu relógio, por exemplo. Este é só o próximo passo e eu penso que vai ser uma transição suave”, afirma.

O fundador da Xoltar considera que os avatares vêm ajudar não só as pessoas, como também as empresas. “O tempo dos recepcionistas é gasto em tarefas redundantes e repetitivas. Com o avatar, deixam de ter de fazer essas tarefas e ganham espaço para trabalhar em casos mais complexos que tornam o trabalho mais interessante”, afirma.

Para a Xoltar, a Nikita é apenas o primeiro de muitos avatares que pretendem fazer. O primeiro será colocado no Eleven Hotel, em Setúbal, mas também irão ter outro em breve em Las Vegas, nos Estados Unidos.

“O potencial desta tecnologia é quase ilimitado”, sublinha Asaf Shiloni.

  • Veja o episódio da Xoltar no The Next Big Idea aqui.
  • Susbcreva a newsletter Next para receber histórias do mundo da inovação e das empresas no seu e-mail.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.

Um artigo do parceiro

The Next Big Idea é um site de inovação e empreendedorismo, com a mais completa base de dados de startups e incubadoras do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que contam como estamos a mudar o presente e a inventar o que vai ser o futuro. Veja todas as histórias em www.thenextbigidea.pt