A HelloSafe Portugal, plataforma que permite comparar produtos financeiros, elaborou um estudo a partir de uma base de dados da Startup Blink para tentar descobrir quais são os melhores países e cidades para criar e desenvolver uma startup.
A análise colocou Portugal entre os trinta países mais bem classificados do mundo, sendo que, a nível nacional, Lisboa é a cidade mais bem classificada neste ranking. Para se chegar a esta lista, o critério assentou em três critérios: quantidade, qualidade e ambiente de negócios. As principais conclusões:
- Portugal é o 16º melhor país da Europa para startups e 28º do mundo
- 7 cidades portuguesas estão classificadas no TOP 1000 mundial
- Lisboa integra a lista das 100 melhores cidades do mundo
Outra das conclusões deste estudo é a de que "Portugal tem potencial para se tornar uma das primeiras economias da Europa e um dos mercados que mais tem se desenvolvido no país é o setor de startups focadas em marketing e vendas". A capital, Lisboa, enfatiza a análise da HelloSafe, é o grande exemplo disso. Segundo o StartupBlink Global Startup Ecosystem Map existem hoje, cerca de 332 startups em Portugal, 5 aceleradoras, 37 espaços de coworking, 9 organizações e 2 líderes — o que coloca o país à frente de países como Emirados Árabes Unidos, Brasil e Taiwan.
A nível mundial, a ocupar as primeiras posições, ficam as cidades de São Francisco, Nova Iorque e Londres.
Há mais para além de Lisboa
Todavia, o ecossistema português não se faz só de Lisboa. A prova é o facto de sete cidades nacionais fazerem parte das mil melhores do mundo para startups (ainda que quase todas as tenham perdido posições na classificação deste ano). O Porto, no 136º lugar, mercado mais focado no E-commerce e Varejo, ocupa a segunda posição e, imediatamente a seguir, em terceiro, está Braga. Coimbra subiu mais de 50 lugares em 2022 e agora está no 441º lugar e a fechar a lista está o Funchal, na 949ª posição, próximo de Leiria, que passou a integrar a lista este ano, revela o estudo. A título interno, o ranking é composto, respetivamente, por: Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Aveiro, Funchal e Leiria.
Comentários