Uma passadeira automatizada para tornar a passagem dos peões mais segura, um implante que deteta de forma precoce um enfarte do miocárdio ou uma horta doméstica inteligente. Estes são apenas alguns dos projetos que se destacaram na 6.ª edição do TecStorm, que se realizou entre os dias 22 e 24 de abril, na Fundação Champalimaud.

Os quatro projetos vencedores foram anunciados no passado dia 24 de abril na cerimónia de encerramento e ganharam um prémio total de 10 mil euros (2.500,00 euros cada).

“Terminada mais uma edição do TecStorm não podíamos estar mais satisfeitos. O balanço é muito positivo não só pela qualidade dos projetos que recebemos a concurso, mas por todo o ambiente e espírito empreendedor que, mais uma vez, marcou o evento”, afirmou Maria João Carvalho, Presidente da JUNITEC, citada em comunicado.

Os projetos finalistas da TecStorm 2022

Conectividade (Vodafone)

Vencedor: Mantis (passadeira inteligente automatizada, conectada e sincronizada que torna as passadeiras para peões mais seguras)

Finalista: InLight (Iluminação pública inteligente com recurso à aplicação de sensores em luminárias que recolhem dados para potenciar eficiência energética)

Energia (Galp)

Vencedor: Ecopod (dispositivo equipado com os sistemas elétricos e mecânicos necessários para que utilize os recursos naturais à sua volta e os transforme em energia elétrica verde (energia eólica, solar, hídrica, hidrogénio, etc.)

Finalista: ElectriciTree (sistema de painéis solares em árvore com movimento adaptável para maximizar o aproveitamento da exposição solar) recursos naturais à sua volta, transformando-os em energia elétrica verde)

Saúde (Fundação Champalimaud)

Vencedor: SEHT (plataforma digital para melhoria do transporte hospitalar que faz a gestão do transporte de pacientes não urgentes para evitar o uso inadequado de ambulâncias)

Finalista: SecondChance (implante que incorpora um dispositivo que deteta precocemente um enfarte do miocárdio, contacta assistência médica em caso de emergência e liberta anticoagulante, caso seja necessário)

Responsabilidade Social (Fundação Calouste Gulbenkian)

Vencedor: Seeds4Kids (horta doméstica inteligente que alia tecnologia de monitorização por sensores e aplicação móvel à natureza e à sustentabilidade)

Finalista: Oakey (sistema que informa o consumidor sobre o impacto ambiental dos produtos que consome, aconselhando produtos mais sustentáveis, sugerindo compensações do excesso de carbono produzido e recompensas pela adoção de um consumo mais amigo do ambiente)

Sobre o TecStorm

TecStorm é uma marca da JUNITEC – Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico. Trata-se da maior hackathon para estudantes universitários em Portugal que promove o melhor empreendedorismo dentro e fora da JUNITEC. Organizado anualmente desde a sua criação em 2017, o evento alia a tecnologia ao empreendedorismo e propõe aos estudantes universitários de todo o país o desenvolvimento de soluções tecnológicas para problemas do mundo real.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.

Um artigo do parceiro

The Next Big Idea é um site de inovação e empreendedorismo, com a mais completa base de dados de startups e incubadoras do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que contam como estamos a mudar o presente e a inventar o que vai ser o futuro. Veja todas as histórias em www.thenextbigidea.pt