Em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que os trabalhos de instalação da fibra ótica estão em curso, estimando que "no início de 2018, as freguesias de Caminha, Cristelo, Azevedo, Venade, Vilarelho, Seixas, Lanhelas estejam equipadas com fibra ótica".

Numa segunda fase, a concluir até março, aquela rede estará instalada "em mais cinco freguesias" do concelho, Moledo, Vila Praia de Âncora, Vile, Riba de Âncora e Âncora.

Segundo o município, a instalação de fibra ótica, uma parceria entre a câmara e a empresa DStelecom, "foi um compromisso eleitoral do presidente da câmara que está a ser cumprido”.

"Há muito tempo que o concelho de Caminha ansiava pela fibra ótica. É importante para o dia-a-dia das famílias mas é sobretudo fundamental para as empresas", afirmou o socialista Miguel Alves, citado na nota enviada à imprensa.

A autarquia referiu que "o operador vai disponibilizar a sua rede de fibra ótica a todos os operadores de telecomunicações, através de uma oferta grossista de alta velocidade e capacidade que utiliza a mais avançada tecnologia, explica a empresa".

"Trata-se de um modelo de negócio multioperador pioneiro na Europa, e que permite disponibilizar serviços e soluções de conectividade, através de uma rede neutra e aberta, às populações e às empresas em 90 municípios", referiu.