Li é o personagem mais popular de "Love and Producer", um jogo chinês de simulação virtual que foi descarregado mais de dez milhões de vezes desde dezembro.

A popularidade de Li revelou um filão potencial para a indústria do entretenimento na China, onde uma em cada quatro pessoas que jogam através dos seus smartphones são mulheres, um número que deverá aumentar.

Este jogo, e outros do mesmo género, estão no topo da lista dos mais descarregados na China, e colocaram o foco no facto de as mulheres serem um mercado-chave para as aplicações, sobretudo considerando que os jogos considerados masculinos, de batalhas e de estratégia, estão a perder cota de mercado.

"Love and Producer" propõe ao jogador escolher entre quatro galãs, um elegante executivo (Li Zeyan), um cientista, um agente secreto e um cantor famoso, personagens que correspondem às expectativas que muitas jovens na China.

Graças a "Love and Producer", é possível namoriscar com um homem virtual enquanto se espera pelo autocarro, explica Liu Yixuan, estudante universitária de 19 anos. "Muitas das minhas amigas têm o jogo e muitas chamam a si próprias 'esposas' de Li", explica."Chama-me à atenção o bom aspeto dos personagens e dos gráficos, mas algumas 'esposas' estão obcecadas e não param de falar do seu 'marido', que tratam com apelidos carinhosos e voz suave", conta, citada pela AFP.

O jogo, criado por Nikki Games, é inspirado nos jogos japoneses chamados "otome" ("para donzelas") destinados sobretudo para o público feminino e cujo objetivo é desenvolver uma relação amorosa.

Em "Love and Producer", a protagonista é responsável por uma empresa de produção televisiva à beira da falência e está à procura do homem ideal. À medida que o jogo avança, é possível beijar alguns dos galãs, mas o contacto não vai para além disso.

Em comparação com os Estados Unidos, onde 50% das mulheres jogam em dispositivos móveis, segundo várias estimativas na China essa percentagem é de apenas 24,1%, de acordo com os dados da consultora iResearch. A expectativa é de que esta percentagem aumente.

"A indústria dos jogos para dispositivos móveis está a ficar saturado no número de utilizadores, mas as mulheres passam cada vez passam mais tempo a jogar", indica Wang Guanxiong, analista independente da indústria.