A plataforma de manutenção preditiva de frotas em tempo real anunciou na terça-feira em comunicado que captou 12 milhões de dólares (cerca de 10,6 milhões de euros) numa ronda de investimento série A.

Segundo a nota, o investimento foi liderado pela Forestay Capital juntamente com a participação da Crane Venture Partners, atual investidor.

"Este é um marco fundamental para acelerar a nossa missão de garantir um futuro sem paragens forçadas e sem tempos de inatividade no setor dos transportes", pode ler-se.

Com os fundos recebidos, a Stratio pretende recrutar mais de 60 pessoas para duplicar a equipa e aumentar a sua capacidade investigação e desenvolvimento (I&D).

Criada em 2017 com o intuito de evitar tempo de inatividade da frota, com um controlo do processo em tempo real, a empresa de Coimbra trabalha atualmente com 5 das 10 maiores empresas de transporte do mundo: Arriva, Keolis, RATP Dev, Go-Ahead, ComfortDelGro e Ford Trucks.

Para isso, conta com "a única solução no mercado que utiliza Inteligência Artificial para antecipar falhas em componentes chave", além de um sistema inovador de mapas inteligentes e de um sistema Ecodriving que fornecem um melhor controlo às frotas de autocarros ou camiões dos seus clientes.