Como te chamas e o que fazias antes de seres empreendedor?

O meu nome é Rui Avelãs e antes da Mobiag era sales director de uma grande multinacional de tecnologia.

Como é que a tua startup vai mudar o mundo?

A Mobiag pretende mudar a forma como as pessoas se movimentam, permitindo aceder a qualquer viatura partilhada em todo o mundo, através de uma única app da marca ou operador da confiança do utilizador, à semelhança do roaming dos telemóveis.

Já pagas o teu salário?

Felizmente, sim!

Quantas horas trabalhas por dia?

Depende muito, quando se é empreendedor, todos os momentos têm de ser aproveitados, por isso é difícil contabilizar quantas horas efectivamente trabalho por dia. Mas mais importante que número de horas é a eficácia das mesmas e tornar cada momento o mais produtivo possível.

O que deixaste de fazer para ser um empreendedor com sucesso?

Deixei de perder tempo com televisão, jogos, internet e outras actividades que não contribuam directamente para o sucesso da Mobiag ou para uma melhor qualidade de vida em família.


O que passaste a fazer para ser um empreendedor de sucesso?

Comecei a ser muito mais rigoroso com o cumprimento da minha agenda. A definir três a cinco tarefas prioritárias por dia e não deixar o dia terminar sem as concluir. Passei a ter apenas duas grandes prioridades, a minha família e a Mobiag.

Ter uma startup está na moda ou o mundo está mesmo a mudar?

Acredito que o mundo esteja a mudar. A globalização e a internet permitem novos modelos de negócio que antes eram impossíveis. Hoje é possível a uma empresa como a Mobiag chegar a todo o mundo desde Lisboa. Claro que os exemplos de sucesso e fama ajudam a que também vire moda, no entanto, não basta ser moda, é preciso muito trabalho e um forte espirito empreendedor.


Se fosses patrão de uma grande empresa, o que dizias a ti próprio para te convencer a trabalhar nessa empresa em vez de uma startup?

Já estive dos dois lados e acredito que há espaço para todos. As grandes empresas têm características diferentes e mais do que tentar convencer-me a trabalhar numa grande empresa, faria o que sempre faço, em 15 minutos, tentaria perceber se teria o perfil e motivação para trabalhar nessa empresa. Gosto de ter equipas altamente motivadas e com o perfil certo. O perfil de cada um e as motivações mudam ao longo da vida. Provavelmente neste momento, não haveria nada que eu pudesse dizer a mim mesmo que me convencesse a ir trabalhar para uma grande empresa.


Qual é o teu ídolo dos negócios ou da tecnologia?

Sei que pode parecer um cliché, mas há anos que admiro o Steve Jobs. Foi um visionário que pela sua persistência e tenacidade conseguiu realizar os seus sonhos, e com isso mudar o mundo. Acredito que podemos mudar o mundo para melhor, um bocadinho de cada vez.

És vegan, fazes meditação ou apenas vês televisão e passeias o cão ao fim do dia?

Tento fazer uma alimentação saudável e pratico crossfit logo de manhã. Faço-o há anos, ainda antes de ter virado moda ou ser conhecido do público. Ajuda-me a manter o equilíbrio e o focus que são tão importantes no meu dia-a-dia. Ao fim do dia, o tempo é todo da minha mulher e do meu filho.

Numa só frase, o que dirias - mesmo - num elevador para convencer alguém a investir na tua empresa?

A Mobiag vai revolucionar a mobilidade, permitindo a qualquer pessoa utilizar qualquer veículo partilhado, em qualquer lugar do mundo. Estamos a criar uma rede que traz oferta e procura pelo que nos permite crescer de uma forma integrada, a frota disponível e o portfolio de utilizadores que já estão espalhadas por 15 países.