Organizado pelas Selecções do Reader´s Digest, o estudo Marcas de Confiança, que este ano celebra 19 anos, apresenta nove novas categorias, num total de 60, e revela mudanças nas preferências dos portugueses.

O estudo tem por base um questionário dirigido a 12.000 assinantes das Seleções do Reader´s Digest – sendo que há uma inibição de dois anos para quem já tenha participado no questionário anterior, o que possibilita um painel dinâmico. A amostra é representativa dos portugueses, nas variáveis de género e idade, conforme o último Censos.

E quais foram as principais conclusões?

Na categoria de “site de notícias”, uma das novas categorias desta edição, o SAPO foi distinguido como Marca de Confiança. Filipa Martins, diretora-geral do SAPO, marcou presença no evento de atribuição de prémios, no passado dia 16 de maio. O SAPO24 é a marca de informação noticiosa do Portal SAPO.

Enquanto a Região Porto e Norte conquistou a distinção, em 2018, na categoria de Regiões de Turismo, desta vez foi o Algarve a “resgatar” o título.

Outro “resgate” a destacar foi o da marca HP, que recuperou o seu historial de confiança vencendo na categoria de Computadores Pessoais e Tablets.

Já na categoria Produtos de Limpeza do Lar, foi a marca CIF a garantir a primeira posição.

Na categoria Leite destaca-se a marca Mimosa e no que diz respeito a Produtos Alimentares Biológicos e Produtos para a Perda de Peso, a Celeiro venceu em ambas as frentes.

Ainda na área alimentar, a Pescanova é a marca de confiança em Produtos Alimentares Congelados e a Compal obteve a maior votação em Sumos e Néctares.

No que diz respeito à segurança, nomeadamente na categoria de Alarmes Domésticos, destacou-se a marca Securitas e no que concerne oficias autor, a maior votação recaiu sobre a Norauto.

Entre as outras marcas em destaque, seja pela sua consistência ou porque ultrapassam o índice de 80% de confiabilidade, distinguem-se a Abreu, a Centrum, o Continente, a Delta, a Essilor, a Luso, a Miele, a Molaflex, a Multiópticas, a Nívea, a Fula, os CTT, a Chicco e a Well’s.

Considerando uma escala de 1 a 10, segundo este estudo, é de referir que os atributos que os portugueses mais valorizam são o fato de serem marcas nacionais (7,5) e a preocupação social (7) por elas demonstrada. O fator preço continua pesar quando se pondera a possibilidade de experimentar outra marca (7 ).

Já na área das socioeconómica, uma vez que este estudo permite também avaliar a confiança dos portugueses em profissões, destacam-se aquelas que, de algum modo, estão ligadas a segurança: os Bombeiros (96%), Pilotos de Aviação (95%) e Farmacêuticos (93%).

No final da tabela aparecem os políticos, com apenas 3% da confiança, o que acontece em dezanove anos consecutivos.