A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), através da Secção Cidades Inteligentes, e em parceria com a NOVA Cidade e com a Altice, levou até Aveiro a segunda iniciativa“Smart Cities Tour” de 2019.

O objetivo para a sessão em Aveiro foi de promover a partilha de boas práticas entre municípios, unidades do sistema científico e empresas de diferentes setores, relativas ao tema da Mobilidade Suave. A sessão contou com  a apresentação de projetos em curso em cinco cidades portuguesas - Aveiro, Coimbra, Vila Real, Viseu e Águeda - e com as intervenções da Altice, EDP Distribuição, CTT, Wavecom e Ubiwhere.

Com Aveiro como anfitriã, a agenda fechou  com uma visita às instalações da Altice Labs onde a empresa detém um conjunto de soluções de suporte às cidades inteligentes. “A Altice Labs surge como um grande laboratório de inovação tecnológica ao serviço do país e do mundo através da disponibilização de soluções, serviços e produtos inovadores, com capacidade para apoiar de forma sustentada a criação e o desenvolvimento da inteligência urbana ”, explicou o diretor-geral, Alcino Lavrador.

A implementação das soluções de smart cities assenta numa premissa fundamental de infraestrutura de rede, razão de base para a parceria da Altice com o projeto da Smart Cities Tour desde o arranque da iniciativa.  "A parceria criada no âmbito da Smart Cities Tour permite a criação de ligações entre parceiros, promotores, expositores, autarcas e sociedade civil, que vêm consolidar um verdadeiro ecossistema que nos permite continuar a apoiar as cidades e as regiões inteligentes. É um evento de futuro e para o futuro; um evento que posiciona a Altice Portugal na liderança da revolução”, referiu a propósito Alexandre Fonseca, CEO do grupo.

O primeiro encontro da “Smart Cities Tour 2019” teve lugar em Faro, e para além da sessão em Aveiro, o calendário contempla mais cinco iniciativas: 'Cidade como Plataforma' (27 de Fevereiro, em Lisboa), 'Cidade Circular' (19 de Março, em Vila Real), 'Cidade Inclusiva' (28 de Março, em Setúbal), 'Alterações Climáticas' (5 de Abril, em Ponta Delgada) e 'Happy City' (8 de Maio, no Funchal).

A 'tour' irá terminar com a 'Cimeira dos Autarcas', a realizar no evento 'Portugal Smart Cities Summit', de 21 a 23 de Maio, na Feira Internacional de Lisboa.

Um futuro de cidades inteligentes

A forma sobre como vão evoluir as cidades e como vão integrar soluções tecnológicas que permitam melhorar a vida dos cidadãos é um tema que está a ser discutido um pouco por todo o mundo. Algumas cidades são já verdadeiros laboratórios, como o caso de Copenhaga, na Dinamarca, que se desafiou a ser a primeira cidade no mundo com emissões zero de carbono. Também Dublin, na Irlanda, tem estado a implementar um ecossistema que integra várias tecnologias "inteligentes" que permitem desde monitorizar em tempo real áreas tão diferentes como gestão de lixo, transportes públicos, poluição, para dar alguns exemplos.

Aveiro pretende afirmar-se neste mapa internacional de smart cities com ascendente no que toca à mobilidade, beneficiando da parceria tecnológica com a Altice e da proximidade da Altice Labs, instalada  na cidade.

O projeto Aveiro Steamcity -distinguido pela UE no âmbito de "Ações Urbanas Inovadoras"- é uma das âncoras desta aposta e visa preparar a comunidade local para a nova revolução tecnológica associada à 5G com um observatório laboral para aumentar a resposta educativa e em termos de qualificações. Terá um investimento de 6,1 milhões de euros ao longo de três anos oriundo de uma dotação total da União Europeia de 92 milhões de euros ao abrigo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional para financiar “soluções inovadoras para desafios urbanos como a qualidade do ar, as alterações climáticas, a habitação, o emprego e as competências na economia local.”

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.