"Estamos cientes de que alguns de vocês estão a ter problemas a aceder a vossa conta de Instagram. Estamos a trabalhar nisso e pedimos desculpa pela inconveniência", lê-se num tweet publicado pela conta oficial de comunicações do Instagram.

De acordo com o website The Verge, os utilizadores visados tentaram entrar nas suas contas sem sucesso, sendo recebidos pela seguinte mensagem: "suspendemos a sua conta a 31 de outubro de 2022".

O portal Downdetector, plataforma que monitoriza a instabilidade de serviços online com base em queixas dos utilizadores, tem registado milhares de solicitações.

Ainda segundo o The Verge, o problema parece centrar-se sobretudo em utilizadores com iPhones, já que é deste grupo de onde têm surgido a maioria das queixas — e houve relatos de utilizadores a alertar que a sua aplicação ficou inutilizável depois de uma atualização feita esta manhã.

Além das suspensões, o problema também parece estar a afetar o número de seguidores das contas. A conta de Cristiano Ronaldo, por exemplo, perdeu três milhões de seguidores num só dia, e a do Instagram já perdeu um milhão.