As empresas que vão representar Coimbra na Web Summit são a Feedzai, Intelligent Sensing Anywhere, MedicineOne, Noesis, Present Technologies, Stratio, Tangível, Virtual Power Solutions, TUU e Whitesmith.
Todas elas "já escalaram vários patamares" na Aceleradora e na Incubadora de Empresas do Instituto, sendo reconhecidas internacionalmente, garante o IPN em nota divulgada hoje.
"Na Web Summit, vão reforçar a aposta na internacionalização e mostrar a capacidade que Coimbra tem de produzir empresas altamente capacitadas", refere o IPN.
Nuno Sebastião, CEO da Feedzai, empresa especialista no combate à fraude em transações eletrónicas, é um dos oradores confirmados nos palcos "Future Societies" e "Growth Summit" da cimeira.
A Feedzai recebeu recentemente a maior ronda de financiamento de sempre de uma ‘startup’ portuguesa, no valor de 50 milhões de dólares.
Em destaque estará também a TUU, uma ‘startup’ que desenvolveu um ‘software’ de gestão de obras que permite acompanhar e otimizar a relação entre o dono da obra e todo o processo de construção.
A TUU vai lançar na Web Summit a aplicação Buildtoo, uma ferramenta que possibilita aos donos da obra concentrarem toda a informação (orçamentos, fotos atualizadas do processo de construção, ‘timeline’ do projeto, pedidos de pagamento, diário de obra, entre outros) num mesmo sítio, "ao mesmo tempo que têm um acompanhamento em tempo real dos desvios de orçamento, prazos de entrega e muito mais".
Criado em 1991 por iniciativa da Universidade de Coimbra, o IPN é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo.
O IPN dispõe de seis laboratórios próprios de investigação e desenvolvimento tecnológico em áreas diversificadas, proporcionando às empresas "um apoio multidisciplinar na criação de produtos e processos inovadores".
Esse apoio passa pela "investigação e desenvolvimento tecnológico, procura de fontes de financiamento, apoio em questões de propriedade Industrial e no acesso a mercados internacionais".
Comentários