Um guia para a estreias já confirmadas nas salas portuguesas durante os próximos 12 meses. Há nomeados para a próxima edição dos Óscares, a Marvel faz um regresso com 3 filmes agendados, teremos mais capítulo de Missão Impossível e Avatar, e a F1 chega ao grande ecrã com o filme mais caro de sempre (provavelmente). Hoje publicamos a segunda parte com as principais estreias nos últimos seis meses do ano.
Mundo Jurássico: Renascimento (3 de julho)
- Realizador: Gareth Edwards
- Elenco: Jonathan Bailey, Scarlett Johansson, Ed Skrein e Mahershala Ali
- Sinopse: Cinco anos após os eventos de "Jurassic World: Dominion", o planeta tornou-se em grande parte inóspito para os dinossauros, restringindo as criaturas remanescentes a regiões equatoriais isoladas. A história segue Zora Bennett (Scarlett Johansson), uma especialista em operações secretas, que lidera uma missão ultra-secreta ao lado do paleontólogo Dr. Henry Loomis (Jonathan Bailey) e do líder da equipa Duncan Kincaid (Mahershala Ali). O objetivo é obter material genético de três dos maiores dinossauros, que pode conter o segredo para criar um medicamento revolucionário capaz de salvar inúmeras vidas humanas.
Superman (10 de julho)
- Realizador: James Gunn
- Elenco: Nicolas Hoult, Rachel Brosnahan, David Corensweet e Sara Sampaio.
- Sinopse: Vai ser o primeiro filme do novo Universo DC (DCU) e um reboot da série de filmes do Super-Homem. O entusiasmo por o que James Gunn pode trazer da sua experiência com os Guardiães da Galáxia e Suicide Squad é grande, mas também a pressão com uma personagem tão icónica. A história explora a jornada de Clark Kent para equilibrar o ADN kryptoniano com o seu lado humano em Smallville, Kansas. Como um jovem repórter no Daily Planet, Clark lida com as complexidades da sua identidade dupla, esforçando-se para equilibrar suas responsabilidades como Superman e as pessoas que o rodeiam.
Os Smurfs (17 de julho)
- Realizador: Chris Miller e Matt Landon
- Elenco: Rihanna, Hannah Waddingham, Dan Levy e Natasha Lyonne
- Sinopse: A história começa quando os pequenos habitantes da Vila dos Smurfs são confrontados com um mistério antigo ligado à pergunta universal: "O que é um Smurf?". Os Smurfs descobrem um mapa que aponta para uma dimensão perdida, onde está escondida uma relíquia lendária que pode responder a essa questão. Essa dimensão, no entanto, é habitada por criaturas mágicas e desafiadoras, que testam a coragem e a colaboração dos Smurfs. Smurfette (voz de Rihanna), em particular, enfrenta uma jornada de autodescoberta, lutando para entender seu lugar no grupo e provar que é mais do que foi criada para ser.
The Fantastic Four: First Steps (24 de julho)
- Realizador: Matt Shakman
- Elenco: Pedro Pascal, Vanessa Kirby, Joseph Quinn e Ebon Boss-Bachrach
- Sinopse: Será que à terceira é de vez? Ao longo das últimas décadas a Marvel tentou tirar uma máximo proveito de uma das equipas de super-heróis mais famosas das BD sem grande sucesso. Com um novo elenco e numa nova timeline, o estúdio espera mudar os resultados. Com o ambiente de uma Terra retrofuturista inspirada nos anos 1960, o enredo segue o Quarteto Fantástico enquanto eles equilibram as suas responsabilidades heróicas com os laços familiares. A equipa enfrenta a ameaça de Galactus (Ralph Ineson), um ser cósmico devorador de mundos, e a sua enigmática “ajudante”, Surfista Prateado (Julia Garner).
Michael (2 de outubro)
- Realizador: Antoine Fuqua
- Elenco: Jafaar Jackson, Colman Domingo e Miles Teller
- Sinopse: A história deverá oferecer uma visão aprofundada do homem que se tornou o Rei do Pop, trazendo à vida as performances mais icónicas de Jackson e fornecendo uma exploração de seu processo artístico e vida pessoal. O filme abordará a sua infância como estrela dos Jackson 5, passando pelos desafios pessoais e profissionais, até sua morte inesperada a 25 de junho de 2009. Ainda não é certo se os problemas que ressurgiram nos últimos anos irão ser abordados.
Tron: Ares (9 de outubro)
- Realizador: Joachim Rønning
- Elenco: Jared Leto, Jeff Bridges, Hasan Minaj e Gillian Anderson
- Sinopse: É o próximo capítulo do popular franchise de ficção científica da Disney. O tema principal do filme é Ares, um programa de inteligência artificial avançado que ganha consciência de sua existência e se rebela contra as regras da Grade e procura escapar para o mundo real, representando uma ameaça para o equilíbrio entre as duas realidades. A narrativa promete explorar os dilemas tecnológicos e filosóficos sobre inteligência artificial, liberdade e controlo. E temos Jeff Bridges de regresso a um icónico papel.
Bugonia (6 de novembro)
- Realizador: Yorgos Lanthimos
- Elenco: Emma Stone, Jesse Plemons
- Sinopse: Lanthimos já nos habituou a histórias, no mínimo, peculiares, mas esta é capaz de ser das melhores, sendo baseada num filme sul-coreano de 2003. Dois jovens obcecados por teorias da conspiração sequestram a CEO de uma grande empresa, convencidos de que ela é uma alienígena com intenções destrutivas para o planeta Terra. Quem nunca?
Now You See Me 3 (13 de novembro)
- Realizador: Ruben Fleischer
- Elenco: Jesse Eisenberg, Mark Ruffalo, Woody Harrelson, Isla Fisher, Dave Franco, Daniel Radcliffe e Morgan Freeman
- Sinopse: Há medida que nos aproximamos de filmes agendados para o fim do ano, é normal que alguns deles ainda não tenham muitos detalhes para além de que vão acontecer. A última vez que vimos os “Quatro Cavaleiros” foi em 2016, por isso, há um entusiasmo natural sobre o que é que o grupo de ilusionistas que utiliza os seus truques para salvar o mundo nos pode trazer de novo. Ficamos a aguardar (ansiosamente).
Wicked: For Good (27 de novembro)
- Realizador: Jon M. Chu
- Elenco: Ariana Grande, Cynthia Erivo, Jonathan Bailey, Jeff Goldblum e Michelle Yeoh
- Sinopse: “Wicked” ainda não se tinha estabelecido como um dos maiores sucessos de bilheteira de 2024 e a segunda parte do popular musical já tinha sido anunciada. As reviews ao primeiro filme foram genericamente positivas e, por isso, a exigência e as expectativas para o segundo filme já vão estar bastante altas. Ariana Grande e Cynthia Erivo irão replicar a química que tão bem exploraram na primeira parte da história.
Avatar: Fire & Ash (18 de dezembro)
- Realizador: James Cameron
- Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldaña, Sigourney Weaver e Kate Winslet
- Sinopse: O que podemos dizer de um franchise cujos dois filmes estão no top 3 de filmes mais rentáveis de sempre? Entre o primeiro e o segundo passaram 13 anos, mas desta vez o tempo de espera vai ser mais curto dado que o segundo e terceiro filmes foram gravados em simultâneo. Apesar de as narrativas não serem super inovadoras, o grande mérito de “Avatar” é continuar a puxar a barreira do que é possível fazer visualmente num filme, onde a história se passa num mundo 100% imaginário. Fez isso em 2009, fez isso em 2022 e tem tudo para terminar 2025 a repetir o feito.
Comentários