Uma exposição, um concerto e uma conferência sobre as diferentes perspetivas da Revolução estão no centro do programa 50 Anos do 25 de Abril que vai decorrer no Museu do Oriente, entre 12 de abril a 19 de maio.
O livro "Jordisk" ("Terrestre"), do dinamarquês Theis Ørntoft, venceu a edição de 2024 do Prémio para a Literatura da União Europeia, para o qual estava nomeada a portuguesa Gabriela Ruivo com "Lei da Gravidade".
Esta é a história da terceira esposa do imperador Cláudio, uma das mulheres mais influentes do período romano. Inteligente, apaixonada e implacável, Messalina representa o auge da dinastia Julio-Claudiana, com a sua política implacável e luxos incomparáveis. Para lá das histórias mais obscenas, enco
Mais de sessenta tradutores, escritores, editores e livreiros portugueses denunciam o uso de ferramentas de inteligência artificial em traduções urgindo medidas de regulação em defesa das obras e dos profissionais.
A adaptação de "Fado Alexandrino", de António Lobo Antunes, estreia-se hoje no Teatro Nacional São João, no Porto, pela mão do encenador Nuno Cardoso, que encara a obra como a maior dos últimos 50 anos da literatura portuguesa.
Após a morte repentina de Sue Passero, amiga de longa data de Laurie Montgomery e também médica, no interior do seu carro, estacionado na garagem do Memorial Hospital de Manhattan, em Nova Iorque, Jack Stapleton, marido de Laurie, é incumbido de realizar a autópsia. Laurie, recentemente promovida a
O Festival LeV – Literatura em Viagem, que decorre em Matosinhos de 8 a 14 de abril, tem como convidado especial o escritor turco Orhan Pamuk, Prémio Nobel da Literatura de 2006, anunciou a câmara municipal.
Uma carta que Fernando Pessoa escreveu a Miguel Torga em 1930, com uma crítica e na qual afirma que a arte é "uma manifestação distraída da inteligência", foi doada à Biblioteca Nacional, anunciou esta instituição.
“A Desobediente” é a biografia de Maria Teresa Horta “contaminada pelo afeto” de Patrícia Reis, autora que se surpreendeu ao descobrir a “Teresinha” da infância nas suas conversas, mas que resguardou a intimidade da biografada sem omitir acontecimentos importantes.
Houve homenagens e despedidas. Cantou-se passado, presente e mostrou-se futuro. Os miúdos de Alvalade cresceram — e apresentaram o quinto álbum de estúdio a uma sala esgotada da Culturgest.
Tan Yunxian, nascida numa família aristocrática ensombrada pela tragédia, é educada pelos avós para ser uma mulher útil. Graças à avó, uma das poucas médicas na China, aprende a encarar o corpo como um reflexo do cosmos. Desde tenra idade, estuda medicina chinesa, particularmente as doenças das mulh
Um concerto com a Brigada Victor Jara e uma Assembleia Municipal Jovem são algumas das propostas da Câmara de Coimbra para celebrar os 50 anos do 25 de Abril, numa programação que terá vários momentos em setembro.
O Plano Nacional de Leitura organiza as Noites dos Livros Censurados, entre 22 a 28 de abril, para celebrar esta forma de resistência nos 50 anos do 25 de Abril.
“Caruncho”, romance de estreia da escritora espanhola Layla Martinez, que aborda questões de classe, violência e solidão, é publicado este mês pela Antígona, integrado num projeto que leva livros a “viajar pelo país” ao encontro de populações mais vulneráveis.
Pela primeira vez, Portugal vai ter um espaço coletivo de editores e agentes na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, que começa no dia 8 em Itália, revelou a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB).
O documentário "Olga Roriz", sobre a vida e obra da bailarina e coreógrafa que figura entre as mais importantes da dança contemporânea portuguesa, tem antestreia hoje no Teatro São Carlos, em Lisboa, assinado pela realizadora Cristina Ferreira Gomes.
Billie Eilish, Jon Bon Jovi, Pearl Jam e outros 200 artistas ou bandas instaram esta terça-feira, em carta aberta, os criadores de Inteligência Artificial (IA) a não utilizarem esta ferramenta para "infringir e desvalorizar os direitos dos artistas humanos".
A ópera "Os Dias Levantados", de António Pinho Vargas, volta ao Teatro Nacional S. Carlos, em Lisboa, no âmbito das celebrações do 25 de Abril, que incluem a apresentação do Requiem pelas vítimas do Fascismo em Portugal de Lopes-Graça.
Espetáculos, exposições, instalações sonoras, ciclos de conversas e projetos de formação e criação fazem parte da programação de um festival que quer colocar Coimbra a dançar, durante o mês de abril, pela mão de quatro estruturas da cidade.
Os músicos Slow J e Pedro Mafama são os artistas com mais nomeações na 6.ª edição dos PLAY -- Prémios da Música Portuguesa, que este ano vão distinguir pela primeira vez os melhores da Música Ligeira e Popular.
A música "Na Escola", de Os Quatro e Meia, grupo de pop-rock formado em Coimbra, foi considerada a Melhor Música do Ano 2023 em Portugal numa votação do concurso aRi[t]mar, foi hoje divulgado.
A escritora francesa, natural de Guadalupe, Maryse Condé morreu durante a noite de segunda para terça-feira, aos 90 anos, confirmou à agência francesa AFP o marido, Richard Philcox.
O DJ e produtor português Branko vai atuar a 28 de novembro no Coliseu de Lisboa, numa altura em que celebra duas décadas de carreira, uma das quais a solo, anunciou hoje a agência de música Arruada.
"A revolução e o que ela trouxe" é o título da exposição que é inaugurada, esta terça-feira, em Reguengos de Monsaraz (Évora), com materiais da Ephemera -- Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira, divulgou a câmara.