A Quatro Mãos – Encontro de Escrita para Cinema e Televisão em Português decorrerá de 12 a 15 de outubro em vários espaços de Cascais e propõe uma série de debates, oficinas e sessões de cinema em torno da escrita para os pequenos e grandes ecrãs.

O encontro é uma iniciativa da Academia Portuguesa de Cinema e do guionista Rui Vilhena e contará com a realizadora Leonor Teles, os realizadores Simão Cayatte, Sérgio Graciano e André Marques, o argumentista Pedro Marta Santos e o advogado João Laborinho Lúcio.

Entre os convidados do Brasil estarão também o publicitário Edson Athayde, o argumentista João Emanuel Carneiro, autor da telenovela "Avenida Brasil", o autor Jô Bilac e o produtor Paulo Morelli.

A eles junta-se ainda o autor norte-americano James Bonnet, consultor de guionismo, que fará uma 'masterclass' sobre processo criativo na criação de guiões para ficção e não-ficção.

De acordo com a organização, "uma das oportunidades inéditas de 'A Quatro Mãos' é a possibilidade de visualizar importantes obras do cinema com o seu autor e perceber passo a passo os processos desde o guião até à sala de cinema".

Por isso foram convidados a realizadora brasileira Anna Muylaert, autora de "Que horas ela volta?", e o realizador português Vicente Alves do Ó, a propósito de "Florbela". Ambos serão exibidos no evento.