Focada num grupo de cientistas nerds, "A Teoria do Big Bang" foi durante anos o maior sucesso de audiência de uma comédia nas televisões tendo vencido 10 prémios Emmy.

"Estamos profundamente gratos aos nossos fãs pelo apoio à "A Teoria do Big Bang" durante estas 12 temporadas", disse a CBS num comunicado emitido conjuntamente com os produtores Warner Bros. Television e Chuck Lorre Productions.

"Nós, juntamente com o elenco, guionistas e toda a equipa estamos extremamente gratos pelo sucesso do programa e o nosso objetivo é oferecer uma temporada final (...) épica".

A série, que terminará em maio, 279 episódios depois, é um raro exemplo de um programa que por muitos anos conseguiu manter altos números de audiência.

A última temporada teve uma audiência de quase 19 milhões de telespectadores por episódio, não muito longe do seu auge na 9ª temporada, de 20,4 milhões.

O programa foi notícia recentemente, após um acordo no qual todo o elenco - composto por Jim Parsons, Johnny Galecki, Kunal Nayyar, Simon Helberg, Kaley Cuoco, Mayim Bialik e Melissa Rauch - ganharia o mesmo, cerca de um milhão de dólares por episódio.

No ano passado, a CBS estreou "Young Sheldon", uma prequela da série protagonizada por Iain Armitage interpretando Sheldon Cooper - o físico com sérios problemas de interação social em quem a série original se centra - com nove anos. A sua segunda temporada estreará em setembro.