Durante os próximos cinco dias, vão passar por Barcelos convidados como Barry Purves, realizador britânico multipremiado e nomeado para os Oscares, os BAFTA e o Cartoon D’or, Rita Sampaio, animadora portuguesa no filme “A Ovelha Choné”, da Aardman, e Javier Tostado, realizador espanhol de séries para televisão e especialista na técnica de animação ‘stop-motion’.
“Vão dar a conhecer o seu trabalho e partilhar as suas experiências na área do cinema de animação”, disse à Lusa o presidente da Casa da Animação, responsável pela organização.
Segundo Jorge Ribeiro, o evento ficará ainda marcado pelo anúncio dos filmes vencedores do Prémio Nacional da Animação 2016, nas categorias Profissionais, Escolas e Oficinas.
Ao prémio concorreram 63 filmes, dos quais foi selecionada uma “short list” de 18, três por cada categoria.
O troféu deste ano, concebido pelo artesão de Barcelos Telmo Macedo, será alusivo à cultura daquela cidade, através do seu figurado.
Esta iniciativa integra-se na Festa Mundial da Animação (FMA), que tem por objetivo festejar o cinema de animação por altura da data do seu surgimento, em outubro de 1892, pela mão do francês Émile Reynaud.
A festa decorre em simultâneo em mais de 40 países e é organizada em Portugal pela Casa da Animação desde 2002.
A partir de 2013, a Casa da Animação decidiu escolher um concelho diferente para cada edição da festa, que desde então já teve como palcos Montemor-o-Velho, Lousada e Porto.
Comentários