A iniciativa, no âmbito do projeto de leitura e turismo literário “Mini Biblioteca Pax Julia”, disponibiliza “as tradicionais cestas alentejanas de verga, de fabrico artesanal”, com 28 obras, divulgou o município, em comunicado.

As publicações, continuou, estão relacionadas “com a região, em particular com a cidade e com o concelho de Beja, incluindo livros de autores locais, editados ou apoiados pelo município”.

“São 12 bibliotecas [e] estamos a falar de edições que incluem os roteiros literários de Mário Beirão, Mariana Alcoforado, AlMum´tamid e Manuel Vieira”, explicou hoje à agência Lusa o presidente da câmara, Paulo Arsénio.

A oferta inclui igualmente “obras de Martinho Marques, Maria Isabel Covas Lima, Joaquim Mósca, Maria do Rosário Carvalhal e Francisco Vaz, entre outras”, referiu o autarca.

As minibibliotecas contam ainda com escritos de Mariana Margarida e Rosa Helena Moita, assim como com dois livros sobre o artista plástico Jorge Vieira.

Segundo Paulo Arsénio, o projeto pretende que “os turistas ou as pessoas de negócios que estão hospedados em qualquer uma destas unidades possam, sem ter necessidade de ir à biblioteca, ler algumas das páginas ou obras inteiras”, tendo contacto com “esta literatura que aborda Beja ou que é ‘mande in’ Beja”.

O intuito, explicou o edil, passa por promover a região “através do livro e da leitura”, dando a conhecer a sua história e os seus escritores.

“Esta é daquelas iniciativas relativamente simples, mas que marcam também do ponto de vista cultural os territórios onde acontecem e, neste caso, marcam o concelho de Beja”, assegurou.

O projeto é dinamizado pela Biblioteca Municipal José Saramago e está à disposição, a partir das 17:30 de sexta-feira, nos hotéis Santa Bárbara, Francis, Melius, Beja Parque Hotel e Holiday Inn, assim como na Pousada de São Francisco e Pousada da Juventude, Hospedaria Dona Maria e nos alojamentos locais Maria´s Guesthouse, Guesthouse Stories e Aljana Guesthouse.