É verdade que em 2022 os eventos já deram um ar de sua graça, mas este é o ano da normalidade pós-Covid. Sem máscaras, sem restrições, pelo menos em geografias como a europeia, há um cheiro a nova etapa. Não é 2019, nem são os anos da pandemia, é qualquer diferente que iremos perceber o que é à medida que o tempo avança.

Milão recebeu esta semana marcas de design de interiores de todo o mundo que rumaram à cidade italiana para mostrar coleções, tendências, ideias e inspirações para os diferentes espaços, da casa ao escritório, da loja à cidade.

O Salone del Mobile, que termina este domingo, é também uma oportunidade para o design de interiores se cruzar com a moda, já que para algumas marcas, nomeadamente de luxo, casa e roupa andam bem perto. Não foi por isso de estranhar que palácios e pátios de Milão fossem durante toda a semana uma espécie de extensão da feira que acolhe os profissionais, multiplicando as oportunidades de conhecer novas propostas e ofertas.

"Alcova" é o nome da exposição coletiva lançada em 2018 porJoseph Grima e Valentina Ciuffi e, desde então, o projeto tem todos os anos tomado conta de um lugar abandonado, apresentando intervenções criativas de marcas e designers.

Em 2023, a Alcova instalou-se no bairro histórico do Matadouro Porta Vittoria. Com 20 mil metros quadrados distribuídos por seis edifícios, o evento dinamizou os espaços com performances, exposições, palestras, exibições e instalações. As participações nacionais incluiram This is Denmark, com curadoria de Laura Traldi e Elena Cattaneo, e Habitarematerials da Finlândia, uma biblioteca de materiais apresentando 14 marcas locais.