Sete artistas estão há vários dias a dar forma a 300 toneladas de areia, criando oito esculturas gigantes inspiradas em temas como o desporto, o cinema ou as atrações de Leiria.
O Castelo de Leiria é a obra central, mas também Cristiano Ronaldo ou o ciclista de Leiria, Carlos Vieira, que detém vários recordes do mundo sobre bicicleta, estão representados no enorme pavilhão montado na única praia do concelho.
Da República Checa, Holanda e Irlanda chegam os escultores, um grupo que integra também o português Pedro Mira, diretor artístico e técnico do festival.
O festival é uma aposta do município para aumentar a capacidade da Praia do Pedrógão atrair turistas, sublinha o vice-presidente da autarquia.
"Pela dimensão que tem e por estar no ‘coração' da praia acreditamos que vai chamar muitos visitantes", diz Gonçalo Lopes, acreditando que, como muitos dos temas estão relacionados com a identidade local, "esta é uma oportunidade para promover recursos e alguns heróis do concelho".
"Quem visitar vai ficar surpreendido, por exemplo, com o trabalho feito a partir do castelo de Leiria e terá vontade de visitar Leiria", acrescenta o responsável, destacando "o trabalho de minúcia e grande qualidade artística" que está a ser ultimado.
O Festival Internacional de Esculturas em Areia fica patente até 03 de setembro.
Comentários