A centenária marca de produtos de beleza é conhecida pela aposta num design retro, e o gabinete de arquitetura responsável pelo projeto - a também premiada agência Tacklebox - teve isso em conta quando concebeu a loja situada no bairro Nolita, em Manhattan.

O espaço é dominado por um arco com 12 metros de comprimento, dando a sensação de que estamos a entrar num túnel com 1500 azulejos em forma de diamantes produzidos a partir de cortiça.

Segundo a marca, o arco faz “alusão à Estação de São Bento”, no Porto, lembrando ao mesmo tempo a fachada da Casa dos Bicos, em Lisboa.

Os produtos - sabonetes e frascos de perfume - estão expostos ao longo do túnel, numa espécie de nichos esculpidos na cortiça.

No centro da loja, os visitantes encontram "um lavatório esculpido a partir de um bloco maciço de mármore de Estremoz", que procura fazer lembrar, por um lado, a "pia batismal" e, por outro, o "ritual diário de limpeza", numa descrição feita pela própria marca.

Para além de ser considerada uma das lojas mais bonitas de 2018 pela revista francesa AD, recebeu ainda recentemente um prémio de mérito do 2019 AIANY Design Awards, um programa do American Institute of Architects de reconhecimento dos melhores projetos do ano, na categoria de design de interiores.

A loja de Nova Iorque é a terceira exclusiva da Claus Porto. A primeira abriu em Lisboa em 2016 e, no ano seguinte, abriu a do Porto.

Para além de ter as suas próprias lojas, a marca Claus Porto é também vendida em cerca de 60 países em espaços de referência como o El Corte Inglés em Espanha, a Nordstrom nos Estados Unidos, a The Conrad Shop no Reino Unido e em França e o Printemps em Paris.

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