Tem mais de 20 metros de altura e às vezes chega aos 90 anos de idade. A Rainha da Floresta é um abeto escolhido a dedo nas florestas norueguesas que rodeiam Oslo, a capital do país.

Todos os anos, uma destas árvores é selecionada para ser colocada durante a época natalícia em Trafalgar Square, bem no centro de Londres.

Desde o corte da árvore até que se acendem as luzes de Natal, há todo um ritual que se repete desde 1947.

A tradição é de tal modo marcante que o The Guardian já chegou a fazer uma reportagem sobre a expedição "em busca da árvore perfeita".

A cerimónia começa com o corte do abeto em novembro, momento em que estão presentes o embaixador britânico na Noruega e o presidente da Câmara de Oslo, conta a Câmara de Londres no seu site oficial. A árvore é, então, transportada até ao Reino Unido por mar, e completa a sua viagem num camião até ao centro da capital britânica.

O abeto é depois decorado num estilo tradicional norueguês e enfeitado com luzes, sendo usadas lâmpadas com preocupações de eficiência energética, de acordo com a autarquia.

Chega, então, o muito aguardado momento de acender as luzes. Este ano a cerimónia ocorrerá no dia 5 de dezembro às 18h.

A tradição acontece desde 1947 e representa uma oferta da Noruega ao Reino Unido, pelo apoio dos britânicos durante a Segunda Guerra Mundial.

No dia 6 de janeiro, a árvore é retirada e ganha uma nova vida: depois de cortada, é reciclada e usada como adubo.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.