O vídeo mostra a atriz e modelo numa praia com amigos, onde lhe é cortado o cabelo (o cancro foi diagnosticado no final do ano passado) e termina com as frases: “Acredita, és muito mais do que o teu cabelo, não é o cabelo que te assusta, é o cancro. Confia, vai dar tudo certo”.

Com mais de 1,7 milhões de visualizações o vídeo é o mais sério do grupo de 10, encimado pela apresentação do single de Maria Leal num programa de televisão, que teve quase o dobro de visualizações. Sem contar com mais de três mil comentários, muitos deles nada abonatórios em relação às capacidades vocais de Maria Leal, conhecida para quem segue redes sociais e notícias sobre “reality shows”.

A lista foi elaborada com base no número de visualizações, comentários, gostos e partilhas e segue sempre, com exceção de Sofia Ribeiro, na mesma onda. Em segundo lugar, com milhões de visualizações e milhares de comentários está uma paródia a uma música de Dengaz, “Eu queria ser campeão”, referindo-se ao Sporting, feita por “um rapaz da linha de Sintra que faz vídeos” e se chama Miguel Paraíso.

O discurso inspirado e vernáculo de uma mulher da Beira (na verdade é de Tomar) chamada Elvira de Oliveira aparece como o quarto vídeo mais visto, seguindo-se um jovem a prestar provas num programa de música da RTP. Concretamente Fernando Daniel no programa The Voice.

Segue nesta toada os gostos dos portugueses que frequentam o YouTube: um vídeo motivacional sobre a seleção portuguesa no campeonato europeu de futebol (antes da vitória), mais um jovem a prestar provas num programa de talentos, imagens aéreas espetaculares do Covão dos Conchos (serra da Estrela), a atriz e youtuber Rita Pereira à procura de um “olá” perfeito e a celebração de outro youtuber (alguém que tem um canal no Youtube) por atingir 400 mil seguidores.

Na música o vídeo mais visto pertence à estrela do quizomba Nelson Freitas, seguindo-se as americanas Fifth Harmony com Work from Home. A lista portuguesa segue com Rihanna (de Barbados), os britânicos Coldplay, Zayn e Calvin Harris, os são tomenses Calema e o primeiro português, Richie Campbell, (que participou em Break it Dawn, o vídeo do cabo-verdiano Nelson Freitas em primeiro lugar). Vídeos dos norte-americanos Mike Posner e Nicky Jam completam a lista.

A nível internacional os “10 mais” representam valores muito superiores. Segundo fonte da empresa os 10 vídeos tiveram 550 milhões de visualizações, foram vistos num total de 25 milhões de horas. Os canais desses vídeos reúnem ao todo mais de 40 milhões de subscritores.

Um vídeo da cantora inglesa Adele a andar num carro com um amigo foi visto mais de 135 milhões de vezes. Seguem-se mais nove sucessos, um deles de seis minutos com Cristiano Ronaldo num anúncio a sapatilhas. E há outro a mostrar o que tem o “chocalho” de uma cascavel, outro a mostrar uma menina que fez furor num programa de talentos, e outros simplesmente cómicos ou bizarros.

No “top 10” musical nada de relevante. Com poucas exceções, o mundo segue o gosto dos portugueses.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.