O encaminhamento de situações mais graves, a prevenção de situações de risco e a distribuição de preservativos estão também nas missões desta unidade de saúde que vai ter, ao todo, 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros e psicólogos, distribuídos ao longo dos dias em que aquele espaço estará aberto, disse à agência Lusa o coordenador da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências da ARSLVT, Joaquim Fonseca.

O posto funciona das 17:00 à meia-noite, e a “aposta será no horário noturno”, segundo o responsável, dado que “durante o dia não há tanta afluência”.

"A ideia é que estejam quatro ou cinco profissionais” de cada vez, nesta unidade, elencou o coordenador, estimando uma maior adesão de pessoas ao Eurovision Village nos dias em que decorrem as semifinais (terça e quinta-feira) e na final, no sábado.

Este espaço irá prestar informação e aconselhamento, realizar testes de alcoolemia e monóxido de carbono nos pulmões (para os fumadores), irá garantir o encaminhamento de situações mais graves, e fará ainda a distribuição de preservativos e gel lubrificante.

Serão ainda entregues folhetos com informação para a redução de comportamentos de risco, em português e inglês, explicou Joaquim Fonseca.

Também em declarações à agência Lusa, Mário Durval, responsável do Departamento de Saúde Pública da ARSLVT, justificou que “onde há muita gente há sempre risco acrescido e consumos excessivos”, sendo que o objetivo desta missão passa por tentar prevenir “riscos que acontecem nestas situações, sobretudo entre os mais jovens”.

A Eurovision Village está aberta até sábado, dia 12 de maio, entre as 10:00 e a meia-noite.

Portugal acolhe este ano pela primeira vez o Festival Eurovisão da Canção, que vai na 63.ª edição, por ter sido o país vencedor no ano passado.

Portugal venceu o concurso com a música "Amar pelos Dois", composta por Luísa Sobral e interpretada por Salvador Sobral. Este ano, Portugal concorre com o tema "O Jardim", composto por Isaura e interpretado por Cláudia Pascoal.

O concurso é realizado pela União Europeia de Radiodifusão (EBU, na sigla em inglês) em parceria com a RTP, em Lisboa.

A Altice Arena, no Parque das Nações, será o palco das semifinais e da final do concurso, disputado por 43 países.

As duas semifinais decorrem nos dias 08 (terça-feira) e 10 (quinta-feira), enquanto a final do Festival Eurovisão da Canção se disputa a 12 de maio (sábado).

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.