"Já no ano passado demos um primeiro passo para a melhoria ecológica do nosso festival, mas este ano resolvemos ir mais longe e, por isso mesmo, fizemos uma candidatura a um fundo ambiental, que foi aprovada e que nos permite 'pintar' com o verde ecológico este grande evento", referiu, em declarações à agência Lusa, Carlos São Martinho, presidente da Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão (ACICF).

Organizado numa parceria entre ACICF, a Câmara Municipal do Fundão e a Junta de Freguesia, o festival conta com várias novidades ligadas a esta componente que vão desde os copos ecológicos, aos lava mãos e lava copos, às casas de banho ligadas à rede, até às t-shirts e brindes ecológicos.

"Também teremos ações de educação ambiental para os mais novos, que serão interligadas com jogos, e vamos dotar os estabelecimentos com recipientes para a separação de lixo", apontou.

Outra das novidades prende-se com a segmentação das ruas por cores e a atribuição de uma pulseira aos visitantes, que deverá ser preenchida com as cores da rua por onde passa e que dará direito a um brinde quando estiver completa.

"O objetivo é promover a mobilidade das pessoas e levá-las a percorrer todos os espaços, de modo a que nenhuma área seja prejudicada", referiu Carlos São Martinho, lembrando que este festival visa, simultaneamente, dar uma nova vida ao coração da cidade e ajudar a dinamizar o comércio tradicional.

À semelhança dos outros anos, aos comerciantes que estão instalados nesta zona juntam-se outros que se deslocam para o centro da cidade, bem como expositores e "tasqueiros" que reabrem portas de muitos espaços que ao longo do ano estão encerrados.

A música, animação e cultura voltam a ser um dos atrativos deste festival, que apresenta um programa diversificado e que interliga animação de rua, concertos, animação cultural, atividades circenses, feiras temáticas, arte urbana, gastronomia, artes visuais, artesanato, mostra de produtos regionais e teatro.

Com maior dinâmica aos fins de semana, o Cale & SangriAgosto fecha no terceiro fim de semana do mês, coincidindo com o início do TeatroAgosto - Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.