Um dia, um jovem chamado Hugo Oliveira decidiu fazer uma roadtrip pela Austrália numa carrinha adaptada... Este podia ser o início de um artigo de peripécias ou de fotografias de belas paisagens pela costa australiana. Mas não é.

Esta é a história que levou à fundação da Indie Campers em 2013, juntamente com o austríaco Stefan Koeppl, na altura, ambos estudantes universitários. Em seis anos, a empresa que oferece às pessoas a possibilidade de fazer uma viagem numa carrinha adaptada, com todas as comodidades necessárias para uma roadtrip, passou de uma atividade local, com dois colaboradores e três carrinhas, para um universo europeu com 100 colaboradores efetivos e 850 carrinhas, com o volume de negócios a ultrapassar os 10 milhões de euros em 2018. Atualmente, a empresa está presente em 13 países: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Itália, Croácia e nas ilhas da Córsega, da Sardenha e da Sicília e tem como objetivo, ainda este ano, abrir delegações na Escócia, Irlanda e Islândia.

A empresa portuguesa assume como principal meta “criar experiências e proporcionar aos clientes as melhores viagens possíveis”. “A missão da Indie Campers é a democratização das roadtrips na Europa, permitindo a toda a gente fazê-las a um preço justo e oferecendo o máximo de liberdade e flexibilidade nas suas viagens”, dizem ao The Next Big Idea (TNBI).

É neste sentido que surge o Endless Summer, um concurso que vai oferecer a possibilidade de se realizar gratuitamente um dos seis roteiros sugeridos pela Indie Campers, com um grupo máximo de quatro pessoas. Para participar é necessário ter 18 anos e carta de condução válida. O processo de seleção apela à criatividade dos participantes e inclui um vídeo de apresentação e algumas ações nas redes sociais e em sites após o registo.

“Decidimos lançar este concurso porque é uma boa maneira de proporcionar às pessoas umas férias diferentes e praticamente sem custos", conta Luís Rocha, diretor de marketing da Indie Campers ao TNBI, explicando que "muita gente não tem o à vontade financeiro para ir numas férias de autocaravana, uma vez que é um tipo de turismo que envolve alguns custos". "Assim, podemos dar a possibilidade a qualquer pessoa de poder realizar um sonho, seja o de viajar pela Europa, viajar em autocaravana ou mesmo aprender uma skill que nunca teve oportunidade, daí termos incluído os workshops sobre os diferentes temas”, afirma.

O primeiro roteiro começa em Split, na Croácia, e termina em Veneza, em Itália, e inclui um workshop de fotografia nos lagos de Plitvice (3 a 10 de setembro). O segundo segue de Veneza até Munique, na Alemanha, e é complementado com um curso de cozinha italiana em Pádua (8 a 15 de setembro). O terceiro roteiro vai de Munique a Lyon, em França, onde haverá tempo para um percurso guiado de montanhismo nos Alpes suíços (14 a 21 de setembro). De Lyon e Barcelona, em Espanha, as experiências associadas passarão por fazer caiaque e snorkeling na Costa Brava (19 a 26 de setembro). Por último, o itinerário de Barcelona ao Porto encerra as fichas disponíveis a concurso e inclui um curso de graffiti e a visita ao Museu Guggenheim em Bilbau (25 de Setembro a 3 de outubro).

Todos os percursos integram a viagem de regresso ao ponto de origem, sendo que o prémio inclui os voos de ida e volta para a cidade onde começa e termina o itinerário, o acompanhamento de um carro de apoio durante a primeira metade da viagem, onde segue “um especialista neste tipo de viagens”, que “vai sugerir as melhores paragens e estradas a serem percorridas”, e de um videografo, que “vai gravar a experiência”; para além da atividade gratuita que já assinalámos acima.

A viagem de regresso ao ponto de partida é feita de forma autónoma, sendo que “incluirá o combustível estimado necessário para fazer essa viagem, mas nenhuma outra despesa será incluída”.

Os vencedores do concurso serão anunciados a 19 de agosto após a escolha de um júri composto por Hugo Oliveira, fundador e director-executivo da Indie Campers, Jeremy Sudibyo, road trip host da empresa, Katie Larsen, chefe de redação da revista Go-Van; Carlos Abade, do Turismo de Portugal e Yann e Aurélie, bloggers de viagem.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Um artigo do parceiro

The Next Big Idea é um site de inovação e empreendedorismo, com a mais completa base de dados de startups e incubadoras do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que contam como estamos a mudar o presente e a inventar o que vai ser o futuro. Veja todas as histórias em www.thenextbigidea.pt