O cantor Mickael Carreira “disputará” hoje nos jardins do Palácio e da Quinta da Alfarrobeira, em São Domingos de Benfica, Lisboa, os olhares com o Pai Natal que estará sentado no trono que lhe está reservado.

Transformado numa aldeia de natal durante o fim de semana, os jardins do Palácio edificado em 1727 por João Frederico Ludovice, terão no júri de “The Voice” o foco das atenções, rivalizando ainda com os canhões de neve, com espetáculos de fogo e de magia e jogos tradicionais.

Haverá ainda música de Sónia Araújo, “um comboio que circulará por Benfica” e um mercado de natal. Este mercado terá, para além dos “produtos agrícolas e do street food”, uma mostra de “empreendedores”, que engloba, por exemplo, “um produtor de sabões com cheiro de amêndoa amarga ou de carioca de limão", e “quem faça impressão a 3D”, explicou António Cardoso, presidente da Junta de Freguesia. O Saint-Dominic’s Gospel Choir encerrará a festa de Natal que tem o Monsanto como pano de fundo.

São esperadas “mais de 50 mil pessoas” nos jardins de um palácio que é uma réplica do Convento de Mafra, ou não tivesse tido o mesmo arquiteto responsável que ali edificou, com os mesmos materiais, a sua residência de verão.

Hoje, depois de uma profunda obra de recuperação é sede da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, edifício cedido pela Câmara Municipal de Lisboa depois ali ter funcionado a Direção dos Serviços de Saúde do Exército. Uma recuperação que é “motivo de orgulho” e que contou com a mão do “arquiteto Rui Carvalho e do historiador Nuno Ludovice, parente de João Frederico Ludovice”, sublinhou o presidente da Junta.

Por quem ali passar, na Quinta da Alfarrobeira, classificada como Imóvel de Interesse Público pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC), poderá ainda visitar a Capela de estilo barroco e cuja padroeira é a Nossa Senhora da Assunção, observar, no pátio de honra do edifício principal do Palácio, um painel policromo representando a Imaculada Conceição, as esfinges que riem dando as boas vindas no portão que dá acesso aos jardins e um tanque octogonal.

Um espaço que “era criminoso não poder ser visto e que estará aberto à comunidade, não só de Benfica, mas a toda a Lisboa e a quem visitar a cidade”, refere António Cardoso, adiantando que para ali está prevista a realização de “mais concertos e cinema ao ar livre”. 

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.