O anúncio foi feito pela família, citado pelo jornal britânico The Guardian. Tinha 95 anos.
Plowright era conhecida pelas suas apresentações durante os primeiros anos da English Stage Company no Royal Court e no National Theatre, quando esta era sediada no Old Vic e liderada pelo seu segundo marido, Laurence Olivier .
A família terá dito: “É com grande tristeza que a família da Dame Joan Plowright, Lady Olivier, informa que faleceu pacificamente a 16 de janeiro de 2025, a lado da sua família no Denville Hall, aos 95 anos".
“Teve uma longa e ilustre carreira no teatro, cinema e TV ao longo de sete décadas, até que a cegueira a fez aposentar-se", acrescentam.
“Ela apreciou os seus últimos 10 anos em Sussex com visitas constantes de amigos e familiares, cheias de muitos risos e boas lembranças. A família é profundamente grata a Jean Wilson e a todos os envolvidos nos seus cuidados pessoais ao longo de muitos anos”, sublinham.
No grande cinema, é conhecida pela partcipação em grandes filmes como "Viagem Sentimental" (1991), que lhe valeu uma nomeação para os Óscares e um Globo de Ouro, "Dennis, o Pimentinha" (1993), "A Colina das Viúvas" (1994), 101 Dálmatas" (1996) ou "As Crónicas de Spiderwick" (2008).
No teatro, venceu um Tony pelo seu papel na peça "A Taste of Honey", que esteve em cena na Broadway.
Plowright foi nomeada Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) em 1970 e foi promovida a Dama Comandante (DBE) nas Honras de Ano Novo de 2004, pela Rainha Isabel II.
Comentários