Nascido em 1960 em Vila Cova de Alva, no distrito de Coimbra, Henrique Gabriel dedicou-se à pintura, à escultura e ao design gráfico.

Formou-se em Artes Plásticas em Coimbra, em Design Gráfico em Lisboa e expôs pela primeira vez em 198, no âmbito de uma mostra coletiva do MAC – Movimento de Artistas de Coimbra.

De acordo com informação biográfica divulgada pela família, o percurso artístico de Henrique Gabriel esteve ainda intimamente ligado ao facto de ter sido um peregrino do Caminho de Santiago de Compostela.

Henrique Gabriel expôs individualmente e em mostras coletivas nos Estados Unidos, em Portugal e em Espanha, foi ainda autor de banda desenhada didática para a infância e juventude e também de “peças originais digitais e artefactos multimédia”.

Em 2016, Henrique Gabriel editou o livro “Arte Digital” e, segundo a família, tinha atualmente no prelo um livro-álbum sobre a sua obra mais recente e um ensaio crítico assinado por José-Luís Ferreira.

Segundo informação partilhada pela família nas redes sociais, o funeral de Henrique Gabriel realiza-se na quarta-feira no cemitério de Alcabideche, em Cascais.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.