O dia no MNAA começa às 09:30, estando a primeira palestra a cargo do diretor do Museu Nacional de História e de Arte do Luxemburgo, Michel Polfer, seguindo-se a subdiretora do Museu de Belas Artes de Bilbao, Marta García Maruri.
Em declarações à Lusa sobre o evento, o diretor do MNAA, António Filipe Pimentel, salientou que o museu nacional “está evidentemente num processo de mudança consolidado” e que o objetivo da iniciativa de sexta-feira, organizada pelo Grupo de Amigos do MNAA, é apresentar “casos práticos considerados úteis” para que se possa ter noção do que acontece no exterior.
De acordo com Pimentel, a mudança no MNAA tem de ser feita em dois registos: “por um lado a questão física, da ampliação – trabalhada com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Direção-Geral do Património Cultural — e, por outro, o modelo de gestão, de recursos humanos, financeiros”.
O debate prossegue até para lá das 17:00 com a participação de responsáveis dos museus reais de Turim, do Rainha Sofia e do Prado, de Madrid, antes de o diretor do MNAA apresentar “O estudo ‘MNAA 2020′: projetando o século XXI”.
Com o patrocínio da Fundação Millennium BCP, o evento vai ter tradução simultânea e tem entrada gratuita, mediante inscrição.
Comentários