Pouco depois da morte de John Lennon, em 1980, a viúva do cantor entregou a Paul McCartney uma cassete (K7) que dizia “Para Paul”. Quinze anos mais tarde, os três ex-elementos da banda lançaram “Free as a Bird” e “Real Love”, duas canções que estavam nessas cassetes entregues por Yoko Ono.

A remasterização dessas duas canções trouxeram de volta a voz de Lennon com nova música gravada pelos três sobreviventes da banda. Mas, não foi fácil. Sobretudo com a tecnologia disponível nos anos 1990.

"Foi muito difícil. Subir a voz entre muitas camadas, porque tinha o som do piano muito colado à sua. Realmente difícil, mas conseguimos de alguma forma", disse na altura o produtor, Jeff Lynne, citado pela Quartz.

Lançaram uma antologia que na altura foi um sucesso. Chegou a número 1 nos tops mundiais. Mas havia mais canções. Uma delas, escrita e cantada por John Lennon depois da separação da banda, não foi possível recuperar. George Harrison chegou a dizer que o áudio de "Now and Then" estava uma “porcaria”. A tecnologia disponível na altura não tinha solução, ainda.

“Now and then” chegou hoje às discografias e a grande responsável pela sua recuperação foi a Inteligência Artificial. A tecnologia  ajudou a separar a voz original de Lennon do piano, a que estava “muito colada”. McCartney e Starr gravaram os acompanhamentos, juntaram gravações de Harrison e saiu esta maravilha.

"Lá estava, a voz de John, cristalina", disse Paul McCartney em comunicado referido pelo The Guardian, na semana passada. "É bastante emocional. E todos nós tocamos, é uma gravação genuína dos Beatles”, disse. “É emocionante produzir e lançar uma música nova - que o público nunca ouviu - da banda em 2023”, concluiu.

A tecnologia utilizada não fez reconstituição de voz, segundo os produtores. O software assistido por Inteligência Artificial não é generativo. Foi o mesmo utilizado no documentário “Get Back” e foi com um novo remix do álbum “Revolver”, em 2022, que inspirou McCartney e Starr a voltar àquela canção da K7. A equipa de som, liderada por Emile de la Rey, conseguiu isolar a voz original de Lennon do piano. 

"Foi o mais próximo que alguma vez chegaremos a estar próximo dele. Foi como se o John estivesse lá [no estúdio]. Foi emocionante”, disse Ringo Starr.

“Now and Then” é uma das últimas canções conhecidas que junta novamente os quatro elementos da banda.