Reza a história que a final da NFL, a grande prova do futebol americano também conhecida como Super Bowl, se tornou um grande negócio de marketing quando, em 1992, Michael Jackson atuou no intervalo da partida. As audiências foram superiores no intervalo do que durante o jogo e, a partir daí, a organização criou um dos prime times mais valiosos de televisão do planeta.

A 51º edição da Super Bowl realiza-se hoje, como manda a tradição no primeiro domingo de fevereiro. O embate que coloca frente a frente as equipas dos New England Patriots de Tom Brady e dos Atlanta Falcons de Matt Ryan começou a criar expectativas bem antes do jogo. É que sendo Super Bowl não apenas um grande evento desportivo mas também (alguns dizem, sobretudo) um grande evento de marketing, um dos grandes temas é sempre saber quais são as marcas mundiais que investem orçamentos milionários por um minuto de antena nos intervalos da partida.

Este ano estima-se que as 43 empresas que decidiram promover a sua marca durante os intervalos do jogo tenham pago 5 milhões de euros por cada 30 segundos de anúncio. A maior parte delas já lançou uma “preview” do seu anúncio ou mesmo a versão completa e aqui no SAPO 24 escolhemos os dez anúncios que, na nossa opinião, mais se destacaram.

1.Audi escolhe a igualdade de género

Este ano a Audi decidiu apostar num anúncio que representasse a posição da marca relativamente à desigualdade salarial com base no género. A campanha chamada Daughter acaba por retomar um tema cada vez mais atual nas sociedades modernas.

2.  Bud Light, a amizade é o que mais conta

Neste anúncio, a Bud Light trouxe de volta a sua mascote Spuds Mackenzie para nos relembrar a todos do valor da amizade e dos momentos que não devemos perder.

3. Budweiser conta a história de um imigrante, o seu fundador

A Budweiser escolheu contar a história da vinda do seu fundador, Adolphus Busch, da Alemanha para a América em 1857 e retratar os primeiros passos para se tornar na maior empresa de cerveja do mundo. Apesar da Budweiser ter afirmado que o anúncio não pretende defender nenhuma posição política, parece deixar implícita uma crítica à política de imigração de Trump.

4. Evony - The King’s Return

Para promover o seu jogo, a Top Games USA reuniu o Rei Artur, George Washington e a Imperatriz Wu num anúncio de 30 segundos em que os três líderes juntam esforços para conquistar um território.

5. Ford e a superação nos pequenos atos do dia a dia

Nesta edição do Super Bowl, a Ford decidiu contar histórias de superação com a campanha Go Further, desde uma criança a tentar recuperar a sua bola presa num cesto de basquetebol a um adulto a esquecer-se da chave de casa e tentar entrar em casa.

6. Mercedes-Benz pela lente dos Irmãos Coen

Este ano, a Mercedes convidou os Irmãos Coen, responsáveis por “Este País Não É Para Velhos”, a realizar o seu anúncio. Incluí motards, um Mercedes em segunda-fila e a Route 66.

7.  Mobile Strike: he's back

A Mobile Strike fez regressar o seu principal embaixador Arnold Schwarzenegger para um anúncio em que este aparece como comandante a salvar o mundo mais uma vez como nos habituou nos seus filmes.

8. Squarespace e um trunfo chamado Malkovich

O anúncio da Squarespace mostra a reação de John Malkovich quando descobre que alguém já tinha tomado posse de um domínio online com o seu nome. Consegue adivinhar como foi?

9. Wix traz um filme de ação

A plataforma de criação de websites juntou o ator Jason Statham e a atriz Gal Gadot (“Wonder Woman”) num anúncio cheio de ação e com um final feliz.

10. Donate Life ou como tornar útil a vida de um idiota

A Donate Life é uma organização não-governamental que promove o acesso a transplantes de órgãos. O seu anúncio intitulado “The World’s Biggest Asshole” será provavelmente um dos trabalhos mais bem feitas desta edição da final da liga de futebol americano. Pretende mostrar que mesmo uma má pessoa pode mesmo assim ter efeitos positivos na vida de outras.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.