Tatiana Navka é uma ex-campeã olímpica de patinagem artística e também mulher do porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov. Em conjunto com o ator Andrei Burkovsky dançou, nos ecrãs da televisão russa, num programa de televisão com celebridades intitulado "Ice Age".

Particularidade: Tatiana e Andrei estavam vestidos com uniformes dos campos de concentração, incluindo a estrela amarela com que os nazis assinalavam os judeus.

Segunda particularidade: o uniforme foi escolhido como roupa para uma performance ao som da música "Beautiful That Way", do cantor israelita Achinoam “Noa” Nini e tema do filme "A vida é bela" de Roberto Benigni que conta a história de um pai que usa toda a sua imaginação para salvar o filho do horror de um campo de concentração nazi.

Na sua performance, o par sorria enquanto dançava e simulava o disparo de uma arma imaginária em frente a uma criança imaginária.

“Não deixem de ver! Uma das minhas atuações favoritas!” escreveu  Tatiana Navka na sua conta de Instagram. Ao que tudo indica, a ex-campeã olímpica considera a atuação uma forma de pedagogia porque acrescentou que "as nossas crianças devem saber e lembrar-se daqueles tempos terríveis".

As reações não se fizeram esperar nas redes sociais. Houve quem sugerisse que o par de dançarinos deveria ser enviado para locais onde dão os uniformes usados gratuitamente e também quem defendesse que passassem fome durante meses a trabalhar ao frio para perceberem do que se trata. A produção do programa esteve sob fogo cruzado, sobretudo no Twitter.

Esta não é a primeira polémica envolvendo evocações do Holocausto em programas de entretenimento na Rússia. Em Abril, o ator Alexander Petrov vestiu-se de soldado nazi para o programa"Dança com as estrelas".

Ontem, os juízes do programa "Ice Age" deram pontuação máxima ao par Navka-Burkovsky.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.