"Como esta feira tem uma forte componente gastronómica, não podíamos deixar de incluir um produto de excelência como é a carne mirandesa, que é embalada e colocada no mercado, a partir de uma unidade industrial instalada em Vimioso", explicou à agência Lusa o presidente da câmara, Jorge Fidalgo.

Para o autarca, além dos enchidos e da doçaria tradicional, a posta é um dos "ex-líbris" da gastronomia do Nordeste Transmontano, que é conhecida dentro e fora do país.

" A ideia passa por dar a oportunidade às pessoas de degustarem uma posta à mirandesa no local onde é transformada", vincou.

No interior do recinto da Feira das Artes, Sabores e Ofícios será instalado um restaurante que apenas servirá posta à mirandesa.

Este certame, que vai já na sua 19.ª edição, junta cerca de sete dezenas de expositores, numa iniciativa que a autarquia local descreve como um "pilar" da economia local.

"Em concelhos como o de Vimioso é importante dar a conhecer todo o seu potencial agropecuário e gastronómico, apostando sempre na qualidade na excelência do que a terra produz", acrescentou Jorge Fidalgo.

É um contributo para o fomento da economia local, numa altura em que, segundo a organização, "muitos vimiosenses que estão ausentes regressam à sua terra de origem, o que leva a que a hotelaria da vila esgote havendo mesmo recursos a unidades de fora do concelho".

Beneficiando do facto de Vimioso ser um concelho fronteiriço, o certame atrai igualmente muitos espanhóis.

"Continuamos a valorizar o nosso artesanato [cestaria, artefactos em cobre, tapeçaria e alforges], tudo feito à mão, o que mostra a nossa arte secular", referiu ainda o autarca.

Para além da componente comercial, o certame conta com animação musical e tem um programa de atividades paralelo, que inclui uma montaria ao javali e um passeio todo-o-terreno, agendados para o dia 15.

O dia 16 fica reservado para um passeio BTT "Pelos Vales de Vimioso" e para o VI Festival de Folclores da Castanha.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.