Denominado "Study In Lisbon Lounge", o espaço funcionará de segunda a sexta-feira para "disponibilizar aos alunos internacionais um amplo e diversificado conjunto de serviços", desde logo sobre "assuntos relacionados com os vistos de residência e passaportes, através da presença no espaço de um Balcão do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras", explica a autarquia, em comunicado.
"Será ainda possível os alunos terem acesso a outros serviços e informações relevantes, tais como o apoio à procura de alojamento, abertura de contas bancárias, sistema de transportes, cursos de português, informações sobre sistema nacional de saúde, contactos com embaixadas, oportunidades de emprego ou estágios, entre outros", refere a nota.
Ali será também distribuída a publicação da Câmara de Lisboa Guia do Estudante Universitário e prestadas informações sobre a cidade, em termos culturais e de lazer e desportivos.
Situado no lote 3 da Praça Carlos Fabião, na zona de Entrecampos, este 'lounge' "beneficia da proximidade de diversas universidades, e pretende ser um espaço de receção e informação para todos os alunos estrangeiros que escolham estudar na capital portuguesa", adianta o município.
Em declarações à agência Lusa, o diretor municipal de Economia e Inovação, Paulo Soeiro de Carvalho explicou que no espaço estarão sempre representantes das associações parceiras - Erasmus Life Lisboa, Erasmus Student Network e Erasmus Lisboa -, a dar apoio aos alunos internacionais que ali se deslocarem.
Para criar este projeto, a autarquia fez obras no local, que é de propriedade municipal, mas o investimento "não foi muito alto porque o espaço já existia" e apenas necessitou de "infraestruturação e decoração", indicou Paulo Soeiro de Carvalho.
Na ótica deste responsável, o retorno será maior, já que "este espaço físico corporiza a capacidade que Lisboa tem para atrair estudantes para a cidade".
Em 2017, a capital portuguesa consta do top 50 do Best Student Cities índex, o ranking mundial das cidades mais atrativas para estudantes internacionais da agência inglesa QS - Quacquarelli Symonds.
Lisboa, que ocupa o 49.º lugar (tendo subido três posições face a 2016), é a única cidade portuguesa presente no ranking.
Na inauguração, estarão presentes o vice-presidente da Câmara de Lisboa, Duarte Cordeiro, a secretária de Estado do Ensino Superior, Fernanda Rollo, e a diretora nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Luísa Maia Gonçalves.
Esta iniciativa enquadra-se no projeto Study in Lisbon, criado em 2014 pelo município e que conta com a colaboração das universidades públicas e privadas da cidade, entre outros parceiros, para promover a captação de estudantes estrangeiros.
Em 2015, registaram-se mais de 15 mil na cidade.
Comentários