Elétrico nº 283, 444, 330, 508, 535 e 802. Seis icónicos elétricos estão de regresso aos carris de Lisboa no próximo dia 16, numa ação integrada na Semana Europeia da Mobilidade.

A iniciativa do Museu da Carris coloca em circulação, por um dia, seis relíquias repletas de história que contam a história dos elétricos na cidade de Lisboa.

Nesta viagem ao passado, em junho de 1901, começaram a andar por Lisboa os primeiros carros elétricos fechados, no número de 75, numerados de 400 a 474. Conhecidos como os “São Luís” (nome de batismo que derivou da cidade americana St. Louis, homónima da companhia), “teriam circulado pelas primeiras carreiras, tendo sido a inaugural Cais do Sodré-Ribamar", adiantou ao SAPO24 fonte oficial do Museu da Carris.

“Vinham preparados para uma missão que, na época, ninguém adivinhou: transformarem-se num dos logótipos e dos motivos turísticos das ruas da cidade, ao longo de todo o século XX, chegando até aos nossos dias”, tendo circulado até 1973, pode ler-se no site do Museu da Carris.

Por sua vez, o elétrico nº 283 entrou ao serviço em 1902. Apelidado então de “almanjarra” e “avantesma formidável” devido às duas dimensões (11,35 m), arrastou consigo um aviso: “se abalroar com alguma coisa, acaba-se a coisa e acaba-se o mundo”.

Retirado de circulação na década 50 do século passado, serviu de carro de instrução, “viajou” até ao Parque Infantil do Monsanto e, já nos anos oitenta regressou à base para fazer parte da coleção do Museu da Carris.

De entre os elétricos históricos, o mais recente é o 802, datado de 1939 e que se destaca pela cor amarela e a faixa branca. A Série 800, com base nas “datas de inauguração das carreiras e chegada desta frota, e por imagens em arquivo, terá feito as carreiras 13, 17 e 18”, identifica a mesma fonte.

Os seis elétricos desfilam dia 16 a partir da Estação de Santo Amaro até à Praça da Figueira e regressam à estação de origem num percurso que engloba cinco paragens e que passa por Calvário, Avenida 24 de Julho, Cais do Sodré, Praça do Município e Praça do Comércio.

“No desfile vão participar oito elétricos”, acrescenta “sendo que só saem seis de manhã e seis no passeio da tarde”. Estão previstas duas viagens, com partidas às 11h00 e às 16h00, transportando 124 pessoas de cada vez.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.