Roast. Definição: um evento de comédia - um tanto ou quanto cáustico e ácido - onde um indivíduo é alvo de piadas, insultos, elogios e são contadas histórias sobre si. É uma espécie de homenagem bem humorada.

Álvaro Costa. Definição: “uma pessoa com imenso fair play”.

Esta última descrição é da autoria de Rui Xará, comediante, que organizou para o dia 31 de outubro um roast a Álvaro Costa, o conhecido "apresentador, radialista, DJ, artista de variedades, ilusionista, comentador desportivo e mestre em Reiki”, como o próprio se apresenta no Facebook, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto.

“Um ano depois de ele ter tido um AVC faz todo o sentido, na noite de Halloween, fazermos uma homenagem cáustica”, diz Rui Xará ao SAPO24. “Essa nuance de quase roast sem querer”, brinca.

Convencer o Álvaro não foi difícil, diz-nos Rui Xará. “Foi muito fácil, porque se há pessoa que tem amigos em todo o lado e que o acarinham mesmo é o Álvaro”.

E se há pessoa que tem fair play, essa condição essencial para aceitar ser homenageado num roast, é Álvaro Costa. “Só aceita ser homenageado num roast quem não se leva demasiado a sério, quem leva a vida a sério, mas não se leva a si próprio demasiado a sério. E se há alguém que faz isso é o Álvaro”, conta Xará.

A ideia surgiu depois de o próprio Rui Xará ter organizado um roast a si próprio, a propósito dos seus 17 anos de carreira. “Era um sonho muito antigo, correu muito bem, esgotou o Teatro Sá da Bandeira, e a partir daí ficou a ideia de fazer com regularidade roasts a figuras públicas”, conta.

Depois, em Portugal, e com grande visibilidade, a SIC Radical fez um roast a ela própria, “falhando um bocadinho porque não houve direito de resposta. Não houve ninguém a defender a SIC Radical que é uma parte importante do roast, não é? No fim ter o homenageado a responder a tudo”, explica Rui Xará que nos conta, logo de seguida, que esse é um dos momentos pelo qual Álvaro Costa também espera.

Ele “quer no direito de resposta queimar-nos a todos também, não é? Ele sabe coisas. 'Eu sei histórias sobre estes gajos todos', diz ele. Aliás, o giro deste roast é que todos os que estão em palco têm uma ligação afetiva com o Álvaro. Não são só gajos convidados para tecnicamente fazer um roast”, conta o comediante.

Na noite das bruxas, Álvaro Costa vai ser ser "assado" no palco do Sá da Bandeira pelos amigos do peito Rui Reininho, Jel, João Ricardo Pateiro, Francisco Menezes, Miguel Quintão, Luísa Barbosa, Sérgio Sousa e Rui Sinel de Cordes. O espectáculo, que se diz "impróprio para personalidades sensíveis", terá banda sonora a cargo dos The Cover Van e apresentação de Rui Xará.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.