“Considero encerrada a minha vida política autárquica. Não voltarei a ser candidato a nenhuma autarquia, seja em que circunstâncias for e, muito provavelmente, daqui a dois anos encerrarei a minha vida política”, disse o também eurodeputado e ex-líder parlamentar do PS na sua “última intervenção” na Assembleia Municipal do Porto.

Francisco Assis foi candidato à liderança do PS contra o ex-secretário-geral do partido António José Seguro, em 2011. Assis viria, contudo, a apoiar Seguro nas eleições de 2014, nas quais foi derrotado pelo atual líder do partido, António Costa.

Na despedida, o socialista garantiu que apoia Manuel Pizarro, o candidato do PS à Câmara do Porto, mas deixou elogios ao atual presidente do município, o independente Rui Moreira, felicitando-o pela forma como exerceu as suas funções.

“Foi um bom presidente da Câmara do Porto, não tenho a mais pequena dúvida disso, contribuiu muito para afirmar o Porto”, disse.

O eurodeputado referiu que nestes quatro anos de mandato de Rui Moreira houve uma “evolução notória”, tendo ganho o Porto, a região Norte e o país.

Francisco Assis afirmou ainda esperar que se Manuel Pizarro vencer as eleições autárquicas exerça essas funções “melhor ainda”.

Dizendo ter sido uma “grande honra” fazer parte da Assembleia Municipal do Porto, o socialista assumiu não ter sido um deputado “especialmente assíduo” devido à sua condição de eurodeputado, mas sublinhou que sempre que esteve presente fê-lo para servir o Porto e o PS, embora “nem sempre as duas coisas se associassem”.

Assis votou favoravelmente a empresa municipal da Cultura, ao contrário do PS, permitindo assim a sua criação.