Durante a missão realizada dois meses antes da chegada do homem à Lua, os três astronautas a bordo da Apollo 10 ouviram uma “música do tipo 'espaço sideral' ”, facto que foi agora recuperado num programa de televisão "Nasa's Unexplained Files”, do Science Channel, depois de a NASA ter libertado, em 2008, o material gravado durante as missões espaciais.

No diálogo entre os astronautas, que está transcrito no site da NASA, é possível ouvir a referência ao estranho som: “Ouviste isto? Este silvo?”, pergunta Eugene Cernan, a quem Tom Stafford e John Young respondem que sim e questionam-se se devem alertar Houston sobre este episódio.

"Tivemos muitos incidentes em que o pessoal que esteve no espaço viu ou ouviu coisas que não reconheceu e interrogamo-nos sobre tudo isso. Eu tenho uma mente muito aberta sobre o que possa ter acontecido", afirmou o astronauta Al Worden, que participou na missão Apollo 15, ao programa de televisão.

De acordo com o Diário de Notícias, os astronautas das missões seguintes teriam sido avisados para a possibilidade de se ouvir este som. O mesmo meio de comunicação recorda o livro escrito por Michael Collins, astronauta que participou em diversas missões espaciais, incluindo a Apollo 11, “Carrying The Fire: An Astronaut's Journeys”, onde Collins confessa que também ouviu essa estranha música.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.