Fundada em 1974, a UNICRE tem vindo a deixar a sua marca na história financeira portuguesa. Mais do que uma instituição especializada na gestão e disponibilização de serviços de crédito e pagamentos, a UNICRE quer ser um parceiro de referência para empresas e consumidores, impulsionando o desenvolvimento do setor financeiro nacional.
Esta tem sido, de resto, a política da casa desde os anos 80. Primeiro, através da emissão dos primeiros cartões UNIBANCO sob o sistema de pagamentos VISA, abrindo as portas a um novo mundo de conveniência para os portugueses. Mais tarde, ao deter a marca (a Redunicre, atual REDUNIQ, que passou por um processo de rebranding tendo em vista a evolução e internacionalização) que deu o passo crucial ao aceitar o primeiro cartão de débito do país, o Cartão Totta Gold, marcando o início de uma era de pagamentos eletrónicos cada vez mais acessíveis.
Mas estas pequenas revoluções foram apenas o ponto de partida para o que viria a seguir.
No ano de 1990, a empresa instalou os primeiros Terminais Eletrónicos de Pagamento em Portugal, revolucionando a forma como as compras eram feitas. Foi tempo de dizer adeus às filas e à procura de dinheiro para fazer trocos, e de dar as boas-vindas às transações rápidas e seguras.
Já no novo milénio, altura em que o mundo tinha acabado de superar os medos do "Bug do Milénio", a UNICRE antecipou as tendências do mercado e lançou, em 2000, o UNIBANCO Net Net, o primeiro cartão de crédito pensado exclusivamente para as compras online.
Agilizar a mobilidade, um contactless de cada vez
Nos últimos anos, a UNICRE tem continuado a onda da inovação que pauta o seu ADN, olhando para a realidade do consumidor, percebendo as necessidades do seu dia a dia, e de como pode intervir de forma positiva na sociedade civil.
Foi este sentido de missão que fez a empresa unir-se à Visa e aos operadores de transportes para levar a cabo o projeto Mass Transit, que é o sistema que permite a utilização de cartões de pagamento com tecnologia contactless para aceder a transportes públicos no Porto e Lisboa. Uma iniciativa que facilita a vida dos cidadãos e contribui para a modernização dos serviços públicos.
O projeto foi implementado em junho de 2023 e segundo os últimos dados disponíveis, já foram realizadas um milhão de viagens no Metro de Lisboa que utilizaram contactless como forma de pagamento.
Um cartão para o futuro, mas a pensar na realidade do agora
Recentemente, a UNICRE lançou um único e novo cartão chamado UNIBANCO. Mais do que um instrumento de pagamento, este cartão representa a visão da empresa para aquilo que deve ser o futuro: mais simples, sustentável e personalizado.
- Mais simples, porque vive do conceito "menos é mais", ao concentrar tudo o que precisa num único cartão;
- Sustentável, uma vez que reduz o impacto ambiental no processo de produção de cartões (há menos em circulação e os que existem são feitos a partir de materiais 100% reciclados, diminuindo a pegada ambiental da empresa e contribuindo para um futuro mais verde);
- Personalizado, porque foram criadas funcionalidades e conceitos, como o Trividir, para dar resposta não só às necessidades das famílias portuguesas numa altura em que a inflação e as taxas de juro ainda se encontram elevadas.
REDUNIQ Soft e Inteligência Artificial
Acreditando que o futuro se constrói no presente, a UNICRE aposta na digitalização, disponibilizando processos de adesão 100% digitais e soluções de pagamento via aplicação móvel ou carteiras digitais. Uma destas soluções é a REDUNIQ Soft, uma aplicação com tecnologia Tap to Phone que permite às empresas receberem e gerirem pagamentos nos seus smartphones e/ou tablets Android, sem necessidade de recurso a terminais de pagamento automático (TPA).
- É esperado que REDUNIQ Soft fique disponível no ecossistema da Apple já no segundo semestre de 2024.
E, claro, estando umbilicalmente ligada às novas tecnologias, a UNICRE não podia ignorar as que estiveram nas bocas do mundo nos últimos anos: a Inteligência Artificial (IA) e a blockchain. Mas estar ao corrente, não significa que a sua adoção ou implementação nos seus produtos seja feita de forma apressada.
Existem parcerias estratégicas com outras empresas e organizações em curso, mas o intuito passa por perceber quais são as necessidades dos clientes e consumidores. E só depois de ser feita a análise é que vai desenvolver ferramentas que acrescentem valor aos seus clientes e ao setor económico, em geral.
50 anos de idade, com olhos postos nos próximos 50
Ao longo destes 50 anos, a UNICRE tem demonstrado um compromisso com a inovação e a melhoria contínua dos seus serviços. E em ano de comemoração de meio século a influenciar os pagamentos em Portugal, a empresa decidiu reunir passado e futuro para contar uma história. Não só a sua, mas também a dos seus clientes, parceiros e colaboradores, que contam na primeira pessoa como os seus caminhos se entrelaçaram neste legado da inovação portuguesa.
Mas mais do que um passado repleto de medalhas históricas, a empresa quer que o presente seja dinâmico e que o futuro seja encorajador.
Por isso, é com um olhar atento às novas tendências e tecnologias, que a empresa está preparada para continuar a liderar a inovação no setor financeiro português. No entanto, não a qualquer custo.
"A tecnologia, mais do que uma ferramenta, é um meio para alcançar um fim maior: melhorar a vida das pessoas e da comunidade em geral. Estamos comprometidos em continuar a inovar e aperfeiçoar as nossas soluções, sempre com o objetivo de proporcionar pagamentos simples, fáceis e seguros para os nossos clientes e, com isso, contribuir positivamente para a evolução do setor financeiro", salienta João Baptista Leite, Presidente da UNICRE.
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