Estes modelos são protótipos que ainda não foram testados no espaço e cujo design ainda deve ser terminado, estando isto previsto para 2023.

O regresso à Lua está previsto oficialmente para 2024 com a missão Artemis 3, embora este cronograma ainda seja incerto devido a atrasos e problemas de financiamento.

À frente de uma enorme bandeira americana na sede da Agência Espacial dos Estados Unidos, em Washington, os engenheiros vestiram os fatos para a imprensa.

Os fatos anteriores, que foram usados para caminhar na Lua nas missões Apollo (1969-1972), fornecem oxigénio aos astronautas, reciclam o ar, regulam a temperatura e protegem contra a radiação. Os engenheiros da NASA estiveram a trabalhar durante anos numa versão melhorada, especialmente para a eliminação de dióxido de carbono.

Na realidade haverá dois tipos de fatos: um para caminhar na Lua, branco com bandeiras azuis e vermelhas, chamado "xEMU" (acrónimo em inglês de Unidade móvel de exploração extraveicular), e outro para o trajeto entre a Terra e a Lua, mais leve e de cor laranja, batizado "Orion Crew Survival Suit", o fato de sobrevivência para a tripulação da cápsula de Orion.

O modelo xEMU será mais flexível, conforme demonstraram os engenheiros da NASA.

"Lembrem-se que, durante os anos da Apollo, Neil Armstrong e Buzz Aldrin saltavam como coelhos no solo lunar. Agora será possível caminhar", disse Jim Bridenstine, chefe da NASA.

E, como demonstrou a engenheira Kristine Davis, os astronautas terão muito mais liberdade de movimento: poderão levantar os braços acima da cabeça, o que não era possível com os fatos utilizados na missão Apollo, e também poderão agachar-se facilmente para apanhar rochas lunares sem se arriscarem a perder o equilíbrio e cair.

Outra inovação importante é o facto de o novo traje ter sido desenhado para se adaptar a todos os tamanhos, tanto para homens como para mulheres.

Em março deste ano, a NASA viu-se obrigada a cancelar o primeiro passeio espacial só com mulheres por não haver tamanho de fato adequado para as duas astronautas. Agora, isso nunca mais vai ser problema.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.