Seja com fantoches, jogos de tabuleiro ou outras animações, o objetivo é ensinar às crianças a língua portuguesa através do jogo, disse à Lusa uma das fundadoras do projeto, Isabel Carvalho.

"O projeto nasceu com a ideia que queríamos fazer uma proposta diferente para divulgar a língua portuguesa e a cultura lusófona às crianças. Achámos que o lúdico ainda não era uma área explorada pelas outras associações", explicou a lusodescendente.

Isabel de Carvalho, licenciada em Informação e Comunicação, juntou-se à melhor amiga, Sónia Bonis, formada em Contabilidade, para criar a associação que nasceu no ano passado, havendo ateliês às segundas, quartas e quintas, nos quais "90 por cento das crianças têm um pai francês e o outro português".

Este ano letivo, os jogos abordam o tema dos castelos, reis e rainhas, depois de um ano em que o desporto foi o "rei" dos ateliês.

As duas amigas, de 42 anos, são filhas de portugueses da Guarda e da Madeira, nasceram em França e mantiveram uma ligação com a língua portuguesa que agora querem transmitir aos próprios filhos e a outras crianças.

"A gente conhece-se desde o liceu Molière [em Paris], estudámos as duas Português, somos as melhores amigas do mundo. Este projeto é mesmo um projeto de coração e a gente fazê-lo juntas é uma aventura que continuamos a viver juntas", continuou Isabel de Carvalho.

Este ano, a associação fez um jantar de gala no qual subiram ao palco os músicos são-tomenses Calema, a quem foi entregue um cheque de mil euros para comprar material para as escolas de São Tomé e Príncipe e ajudar crianças em dificuldade.

"O objetivo da associação é, não só iniciar as crianças à língua, mas também fazer viver momentos de partilha, partilhar com outras crianças, outras famílias e aí chegámos a ações de solidariedade para [com] outras crianças lusófonas", concluiu.

No fim de semana passado, na Noite de Gala oferecida pela autarquia parisiense à comunidade portuguesa, na Câmara Municipal de Paris, a associação "Graines de Luso" venceu o "Prémio Cap Magellan - Caixa Geral de Depósitos da melhor iniciativa cidadã".

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.