Para assinalar o Natal, a Passagem de Ano e as Festas de São Gonçalinho de Aveiro, a autarquia preparou pelo quarto ano consecutivo o programa "Boas Festas em Aveiro", que decorre de 01 de dezembro até 15 de janeiro.

A abertura do programa terá lugar na sexta-feira às 17:07 (hora do ocaso), com a ligação da iluminação de Natal no centro histórico da cidade, seguindo-se o "Maior Desfile e Concentração de Pais Natal em Barco Moliceiro".

Segundo a autarquia, a única condição para participar nesta atividade é aparecer pelo menos com um gorro de Pai Natal.

Os interessados em participar no desfile irão depois embarcar num dos moliceiros disponíveis para o efeito nos cais existentes no Canal Central da ria de Aveiro, juntando-se aos elementos de vários coros aveirenses que irão entoar músicas de Natal durante o percurso.

A viagem termina no cais da Fonte Nova, pelas 17:30, onde se fará a ligação da iluminação da "Maior Árvore de Natal de Portugal" e onde irá decorrer uma surpresa do tipo "Se Cá Nevasse Fazia-se Cá Ski".

No sentido de reforçar a tradição do presépio na cultura e tradição portuguesa, neste período poderão ser visitados vários presépios em espaços públicos, museus e igrejas de Aveiro.

Neste âmbito, o Museu de Aveiro/Museu Santa Joana apresentará a exposição "Presépios de Portugal" - do antigamente à contemporaneidade.

O programa inclui ainda concertos deambulantes e animação de rua, por vários espaços da cidade recriando o imaginário festivo natalício no centro histórico e comercial da cidade. As ações decorrerão com maior impacto no fim de semana anterior ou proximidade do Natal.

Serão ainda apresentados vários concertos de Natal na Igreja da Misericórdia e na Igreja da Vera Cruz.

O Mercado Manuel Firmino volta a acolher o "Bazar de Natal" de apoio solidário, de 14 a 17 de dezembro. Neste fim de semana e em simultâneo ocorrerá a segunda edição do "Aveiro Xmas Beer", um mercado de natal único em Portugal de cerveja artesanal.

O programa "Boas Festas em Aveiro" inclui ainda a festa de Passagem do Ano, com fogo-de-artifício na zona do Rossio, e termina com as Festas de São Gonçalinho, em honra do padroeiro do Bairro de Beira Mar, que decorrem de 10 a 15 de janeiro.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.