A cerveja “Great Barrier” é uma "charity beer", em inglês, termo que podemos traduzir como sendo um produto que, além de ter naturalmente um objectivo comercial, pretende contribuir para causas ou instituições. Neste caso, esta "boa cerveja" está a contribuir com metade das suas vendas para a Australian Marine Conservation Society com o objetivo de ajudar a proteger a Grande Barreira de Corais.
James Grugeon, o cérebro por detrás da primeira cerveja social australiana, deixou-se levar pelo conceito de uma cerveja que ‘dá de volta’. "É um conceito muito simples: uma excelente cerveja artesanal em parceria com grandes cervejeiras, como a Bargara Brewing Company, aqui em Bundaberg, com o objectivo de fazer uma cerveja que contribui para grandes causas, neste caso, a proteção da Grande Barreira de Corais”, contou.
Grugeon, da Good Beer Co., apoiou-se no sistema de crowdfunding para poder dar início ao projeto. "No final do crowdfunding e da campanha nas redes sociais, conseguimos cerca de 40 mil euros em pré-encomendas de cerveja para individuais, pubs, discotecas e empresas, foi uma campanha muito popular", disse James.
O apelo tem funcionado e o apoio à Grande Barreira de Corais corre de vento em popa, com mais de 38 barris e 500 caixas de encomendas.
A Great Barrier é a primeira cerveja de um leque de produtos que a empresa pretende lançar com o intuito de apoiar várias causas sociais. Para já, é da Grande Barreira de Corais que se trata, até porque é essa a área onde está localizada a Bargara Brewing Company, em Bundaberg. "A Great Barrier é uma India Pale Ale e exibe notas agradáveis de pêssego e maracujá. Pensamos que capta a essência do que a Grande Barreira de Corais representa", afirma o CEO, Jack Milbank, também co-proprietário da Bargara Brewing Company.
Originalmente do Zimbabwe, Jack é um agrónomo que se sente mais em casa num laboratório do que num bar, e diz que a Great Barrier é uma oferta de boutique que não só ‘dá de volta’, mas também é feita a pensar no ambiente.
“É uma cerveja que usa apenas ingredientes australianos, lúpulo australiano, grãos australianos e, o mais importante, águas das chuvas de Queensland, além de que utilizamos energia solar na cervejeira. No fim, 50% de todos os lucros voltam para proteger a Grande Barreira de Corais", diz Jack Milbank.
A Sociedade Australiana para a Conservação Marinha está particularmente satisfeita com os resultados alcançados."Como uma organização que é nascida e criada em Queensland, a Grande Barreira de Corais tem sido sempre o nosso sangue, temos trabalhado para proteger o recife ao longo de 50 anos e o que conseguirmos com este projeto é muito necessário para apoiar o nosso trabalho e apoiar um futuro saudável para a Grande Barreira de Corais", afirma Darren Kindleyside, diretor daquela instituição.
De acordo com James Grugeon, a equipa da Good Beer não tem dúvidas de que os australianos estão orgulhosos da Grande Barreira de Corais. E como, sem dúvida, os australianos também adoram cerveja, encontrou-se aqui a combinação perfeita para obter bons resultados. “Ao beber uma cerveja Great Barrier estamos a dar-lhes a oportunidade de ajudar a proteger esta maravilha natural para as futuras gerações", afirma o cérebro da operação.
E o veredicto público?
"O facto de que 50% dos lucros voltar para a Grande Barreira de Corais é um resultado fantástico", considera Bree Grima, uma habitante local de Bundaberg.
"Não é uma má ideia. O que poderia ser melhor do que uma Great Barrier na Grande Barreira de Corais", afirma, por seu lado, o turista Sean Whyte.
Os 360 fãs que financiaram a cerveja deverão receber os seus barris e caixas até o final de fevereiro.
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