Esther Dingley viajava há seis anos pela Europa. Tinha embarcado numa viagem de um mês, completamente sozinha, quando desapareceu nos Pirenéus franceses. A viagem estava prevista para terminar quarta-feira e Dan Colegate, o seu parceiro, esperava-a em Gasconha, em França, conta o The Guardian. Depois de a última comunicação de Esther ter sido há mais de uma semana, através do Whatsapp, foram ativadas as operações de busca.

A última vez que contactou Colegate, a blogger encontrava-se no pico de Sauvegarde, na fronteira entre França e Espanha. No dia anterior, tinha partido de Benasque, em Espanha, e pretendia chegar a Refuge Vénasque, em França, onde deveria passar a noite. Foi vista pela última vez no sábado, por volta das quatro da tarde.

Numa publicação de Facebook, no sábado, Colegate partilhou, segundo o jornal britânico, a última fotografia que Dingley lhe enviou antes de ter desaparecido.

"O único objetivo desta publicação é pedir orações, pensamentos, velas e o que quer que tenham", escreveu. "Não tenho dito nada, mas esta pessoa maravilhosa acredita no poder do pensamento positivo e, neste momento, aceito qualquer coisa se isso significar que pode ser encontrada".

O casal tornou-se famoso através do blog e de diversas entrevistas nos últimos anos. Ainda há uma semana, o casal tinha surgido num artigo da BBC no qual explicavam como trocaram as suas carreiras e casa para passear de carro pelas montanhas, vales e costas da Europa. Juntos há 18 anos, partiram nesta aventura, com os seus cinco cães, depois de Colegate ter quase morrido de uma infeção na sequência de uma cirurgia.