Marc Quinn criou a imagem de Jen Reid, uma manifestante fotografada em pé no pedestal depois de os manifestantes terem derrubado a estátua de Edward Colston, a qual lançaram à água no porto de Bristol em 07 de junho.

A estátua, intitulada "A Surge of Power (Jen Reid)", foi erguida durante a madrugada de hoje sem a aprovação das autoridades da cidade, localizada 195 quilómetros a sudoeste de Londres.

Quinn, um dos escultores contemporâneos mais conhecidos no Reino Unido, disse que Reid "criou a escultura quando ela estava no pedestal e levantou o braço no ar”.

Reid disse ao jornal The Guardian que a nova estátua era “incrível" e que vai ajudar a "continuar o debate".

Edward Colston foi um comerciante do século XVII que fez fortuna a transportar africanos escravizados através do Atlântico para as Américas e que doou dinheiro para financiar escolas e instituições de caridade em Bristol.

O derrube da estátua aconteceu durante os protestos antirracismo desencadeados pela morte de um homem negro americano, George Floyd, por um polícia branco na cidade norte-americana de Minneapolis, em maio.

No dia seguinte a estátua de Robert Milligan (1746-1809), foi removida em Londres na sequência de uma petição popular, posteriormente, a administração do colégio Oriel, da universidade de Oxford, votou a favor da remoção da estátua do imperialista vitoriano Cecil Rhodes (1853-1902).

As autoridades de Bristol recuperaram a estátua de Colston do fundo da água e disseram que será colocada num museu, junto com cartazes da manifestação do movimento Black Lives Matter.