“Encontrando-se os Bombeiros Voluntários do Concelho de Soure a combater diversos incêndios que deflagraram no distrito, o senhor presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, na qualidade de responsável máximo concelhio da Proteção Civil, solicita à população do concelho de Soure que se mantenha atenta e vigilante ao longo das próximas horas. Relembramos que o país se encontra em alerta vermelho até às 20:00 de hoje”, lê-se numa mensagem publicado pela autarquia no Facebook.

A Câmara diz ainda que, em caso de incêndio, deve contactar-se a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Soure pelo telefone 239 506 300.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 32 mortos e dezenas de feridos, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, um fogo que alastrou a outros municípios e que provocou 64 vítimas mortais e mais de 200 feridos.