O texto da Carta Pastoral sobre o centenário das aparições, que é assinalado em 2017, está a ser redigido e será submetido a votação na próxima assembleia plenária da CEP, que se realiza em novembro, disse o porta-voz da Conferência Episcopal, Manuel Barbosa.

Os bispos pretendem que a carta "não seja um documento saído do acontecimento, mas que seja um objeto da reflexão nas várias dioceses", lançado "algum tempo" antes do centenário, referiu Manuel Barbosa, no final de uma reunião do conselho permanente da Conferência Episcopal.

Também nessa assembleia plenária será debatida e submetida a votos a renovação da catequese, que "tem andado em reflexão nas instâncias diocesanas", acrescentou.

A renovação da catequese, sublinhou, tem sido alvo de um trabalho de "auscultação" que durou um ano, entre "catequistas, pais" e diversos agentes envolvidos, procurando-se adaptar a linguagem utilizada aos tempos atuais.

"Há linguagens novas e os conteúdos têm de se adaptar" na forma como são apresentados, explanou Manuel Barbosa.

Para o porta-voz, esta é uma "área importantíssima", e por isso "não faz sentido estar a usar-se uma linguagem que já ninguém entende".

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.