Em comunicado emitido hoje, o SEF disse que desenvolveu uma ação de fiscalização, na segunda-feira, dentro de um autocarro que tinha como destino a cidade francesa de Paris.

“De entre os passageiros surgiram dúvidas quanto aos reais vínculos de uma família de origem africana, constituída por um casal e três menores, de idades compreendidas entre os sete e os 10 anos”, explicou esta força policial.

O SEF, em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Real, efetuou “diversas diligências no sentido de confirmar tais vínculos familiares, bem como a validade de documentos de viagem, de identificação e de vistos na posse dos membros da família”.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras acabou por confirmar que as crianças não eram filhas do casal, pelo que procedeu à detenção dos dois suspeitos em flagrante delito.

Sobre o homem e a mulher recaem “fortes indícios da prática dos crimes de tráfico de seres humanos e de auxílio à imigração ilegal”.

Os menores foram institucionalização.

Os suspeitos foram presentes ao Tribunal Judicial de Vila Real para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.