“Foi realizada hoje, no Spine Center, em Coimbra, uma extração de uma hérnia discal por via extra foraminal guiada por navegação”, anunciou o estabelecimento, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

A nova técnica permite “retirar a hérnia discal que comprimia a raiz nervosa de um doente, por via minimamente invasiva guiada por navegação”, sublinha o Centro.

“Nunca antes realizado” no nosso país, o método permite fazer “uma incisão de reduzidíssimas dimensões, localizar perfeitamente o nível e fazer uma progressão até à hérnia por fora da coluna entrando pelo ‘foramen’ [orifício], afastando as estruturas nervosas e retirando a hérnia de disco”, acrescenta.

“Com esta técnica não há sequer necessidade de entrarmos dentro do canal vertebral, dado que é uma abordagem diferente da coluna vertebral feita por via postero-lateral”, salienta Luís Teixeira, cirurgião que conduziu o processo.

A cirurgia, que assegura “alto rigor e elevada segurança”, além de não deixar “fibrose dentro do canal”, não necessita de manipulação das “estruturas nervosas que existem dentro do canal vertebral”, sendo, por isso “vantajosa”, destaca o especialista, citado pelo Spine Center.

“Estamos a falar de um paciente poder ter alta em menos de 24 horas após a cirurgia e recuperar toda a sua atividade profissional em menos de um mês”, conclui Luís Teixeira.

O Spine Center estuda e trata “diversas patologias da coluna vertebral”.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.